Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 09 de Fevereiro de 2020, 11:52 - A | A

Domingo, 09 de Fevereiro de 2020, 11h:52 - A | A

Coluna Bem-Estar

3 problemas de saúde que podem ser aliviados com plantas

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Plantas de fácil cultivo podem auxiliar na saúde

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

As plantas têm um poder curativo muito potente que pode ajudar a resolver diversos problemas de saúde. Esse conhecimento é muito difundido principalmente entre os mais velhos e em regiões do interior, onde o contato com a terra é mais comum.

Apesar disso, o crescimento do movimento ecológico e sustentável tem incentivado cada vez mais o cultivo de plantas em casa, especialmente para quem mora nos grandes centros. Muitas plantas de fácil manutenção e que podem ser colocadas em vasos dentro de casa apresentam propriedades curativas. Confira quais problemas comuns de saúde podem ser aliviados com plantas simples de manter.

Queimaduras e machucados superficiais
Várias espécies de plantas têm propriedades antissépticas e de cicatrização. A mais famosa do tipo é a babosa, também conhecida como aloe vera, que, além de cicatrizar pequenos machucados, ajuda a aliviar queimaduras de primeiro e segundo grau. Ela é uma suculenta de raízes grandes, precisando de um vaso amplo para crescer bem.

Usar o gel da babosa é simples. Confira:

1.    Corte uma das folhas ao redor do exterior da planta.
2.    Deixe a folha em repouso dentro de um recipiente, com o corte virado para baixo. Assim, o látex presente na resina da folha é drenado, evitando possíveis irritações na pele.
3.    Use um descascador de vegetais para retirar a parte verde de um dos lados da folha, criando uma espécie de “canoa” contendo o gel.
4.    Retire o gel com um colher, passando de um lado a outro da folha. Coloque-o em uma tigela limpa.
5.    Caso você queira armazenar o gel por alguns meses, para utilizá-lo a longo prazo, misture um pouco de pó de vitamina C ou E, para conservação. Bata o gel e o pó no liquidificador.
6.    Por último, coloque a mistura em um recipiente esterilizado com tampa. E o gel está pronto para uso.

 

Outra planta com propriedades similares é a flor calêndula, encontrada em farmácias na forma de pomada e gel.

Má-digestão
Comeu algo que não caiu bem no estômago? O boldo-da-terra pode ajudar a aliviar flatulência, constipação e má-digestão. Para utilizá-lo, é muito simples. Basta retirar algumas folhas da planta e colocar no fogo com água em uma chaleira. Desligue o fogo assim que o chá começar a ferver e mantenha a chaleira fechada por pelo menos dez minutos. Deixe a mistura esfriar e beba a seguir.

A carqueja é outra opção de planta utilizada para o mesmo fim. Basta fazer um chá com uma colher de sopa da erva para cada xícara de água e tomar três vezes por dia.

Sentimento de ansiedade
Algumas plantas atuam como um leve sedativo, que pode auxiliar na taquicardia e nos sentimentos ansiosos. O capim-limão e o maracujá são boas opções que ajudam a acalmar. Eles podem ser consumidos por meio de chá. O maracujá também pode ser ingerido na forma de suco. Basta retirar a polpa da fruta e bater no liquidificador com água e açúcar.

É importante lembrar que o sentimento de ansiedade é diferente de um Transtorno de Ansiedade, doença que deve ser diagnosticada e tratada de maneira correta. Caso a sensação de ansiedade seja constante, procure um médico.

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS