Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 12h:13

Como reduzir o consumo de energia durante o verão

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

O uso de energia aumenta consideravelmente durante a estação

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Durante o verão, os banhos se tornam mais frequentes e o uso de equipamentos para amenizar o calor aumenta. Por isso, adotar algumas medidas simples é importante para manter o consumo de energia baixo, mas sem comprometer o bem-estar durante o período de altas temperaturas.


Veja as dicas para reduzir o consumo de energia abaixo:

1.    Substitua as lâmpadas
Neste período, verifique se as lâmpadas usadas em casa são de LED, que são até 90% mais econômicas do que as incandescentes e as fluorescentes. Ela também tem uma vida útil maior do que as demais, já que dura 20 mil horas, enquanto as outras funcionam por mil e oito mil horas, respectivamente.

2.    Aproveite a luz natural
Aproveitar a luz natural o máximo que puder também ajuda a reduzir o consumo. Manter as cortinas, persianas e janelas abertas durante o dia permitirá que a luz do Sol entre e ilumine o ambiente. Pintar as paredes com cores claras também ajuda na iluminação. 

3.    Ajuste o chuveiro
Com mais banhos durante o dia, um ajuste no chuveiro se faz necessário. O equipamento sozinho pode representar 25% do consumo médio de luz de uma casa. Assim, colocá-lo no modo verão e reduzir o tempo de banho é o ideal para manter o consumo controlado nesse momento.

4.    Ar-condicionado e ventilador
Os equipamentos para refrescar o ambiente são comuns na casa dos brasileiros. Se o escolhido for o ar-condicionado Split Inverter, por exemplo, é importante se certificar se todas as janelas e portas estão fechadas. Os filtros devem ser limpos regularmente.


A tecnologia Inverter reduz o consumo de energia quando detecta que o local precisa de menos refrigeração ou aquecimento. Também reduz os picos de energia e flutuação.


O ventilador pode ser usado como uma alternativa para manter o local mais ventilado. Se o cômodo for bastante movimentado, um modelo de teto pode ser instalado. Caso contrário, os portáteis são opções mais econômicas, já que gastam 45% menos de energia.

5.    Cuidado com a geladeira
Evite abrir a geladeira sem necessidade. Esta dica vale para todas as estações, principalmente no verão. Isso porque o ar quente que está do lado de fora entra e o sistema refrigerador precisa trabalhar mais para manter os alimentos na temperatura adequada.


A mesma coisa acontece quando um alimento quente é colocado no eletrodoméstico. O ideal é esperar até que a comida esteja fria para guardá-la na geladeira.