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Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020, 12h:34

4 fatos sobre o café da manhã

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Confira algumas verdades sobre essa refeição

Divulgação

ColunaBem-Estar

Também conhecida como a refeição mais importante do dia, o café da manhã é considerado por muitos um momento quase sagrado, responsável por definir se o resto do dia será maravilhoso ou terrível. Apesar de tudo, a importância da primeira refeição ainda gera polêmica, por isso, confira alguns fatos sobre ela.

Não é recomendado pular o café da manhã
Apesar do corpo ficar em repouso durante a noite, ele continua gastando energia, que deve ser reposta durante a refeição da manhã. Por isso, é importante que o café da manhã contenha todos os grupos alimentares em quantidades adequadas para manter o bom funcionamento do corpo.

Caso não haja fome após acordar, pode ser necessário avaliar o jantar da véspera, que deve ser mais leve e fácil de digerir, deixando o organismo preparado e apto para receber o café da manhã no momento adequado.

Essa refeição deve conter macronutrientes de qualidade
Os macronutrientes são componentes da alimentação fundamentais para o organismo, sendo água, carboidratos, gorduras e proteínas os exemplos mais comuns.

Ao escolher carboidratos e gorduras, priorize os de qualidade, para evitar picos momentâneos de açúcar no sangue, que passam rapidamente. Ovos mexidos, tapioca, frutas, iogurte e oleaginosas, como nozes e sementes, são boas alternativas de nutrientes complexos, positivos para o organismo.

Cestas de café da manhã são um presente bem comum, e existem opções com produtos light, frutas e iogurte para quem quer presentear, mas deseja manter uma dieta equilibrada, com alimentos dentro do recomendado para se sentir bem durante o resto do dia.

Consumo de frutas também deve ter limites
Apesar de muito saudáveis, as frutas não devem ser consumidas de maneira indiscriminada, por serem alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcar. Além disso, a ingestão de uma grande quantidade de frutas pode desregular o funcionamento do intestino, causando irritação. A melhor forma de consumi-las é em pequenas porções ao longo do dia.

Um bom café da manhã pode ajudar na dieta
Consumir carboidratos e gorduras de boa qualidade já na primeira refeição do dia mantém os níveis de energia do sangue equilibrados durante um maior período de tempo, prolongando a sensação de saciedade e evitando os perigosos “lanchinhos” até o horário do almoço. Para quem deseja uma dieta mais equilibrada ou está tentando perder peso, isso pode ser muito positivo.

Além disso, começar o dia com uma alimentação saudável torna a manutenção desses hábitos durante o resto do dia mais fácil.

 

 



 


 


Fonte: CapitalNews

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