Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 01 de Março de 2020, 11h:57

Aprenda a transformar o ambiente fazendo uma reforma sem obra

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Confira algumas ideias simples para repaginar sua casa

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

A palavra “reforma” é automaticamente associada a um processo caro, trabalhoso e que pode levar um longo período de tempo para ser concluída. Na realidade, transformar um ambiente exige muito menos do que se imagina, e basta apostar em opções criativas e fazer pequenas alterações para que o espaço ganhe um ar completamente novo.

Separe suas ferramentas e confira algumas ideias para transformar diferentes espaços.

Pequenos objetos de decoração
Os detalhes fazem toda a diferença, e podem causar mais impacto do que uma grande reforma. O primeiro passo é organizar o ambiente, colocando todos os itens em seus devidos lugares, guardando papéis, roupas, utensílios ou livros espalhados. Com o cômodo devidamente limpo e organizado fica mais fácil visualizar o tipo de estilo de decoração que pode ser aplicado.

Escolher alguns itens diferentes como porta-jóias, puxadores de armário, moldura do espelho e mancebo da mesma cor ou material, nesse caso, é um detalhe que pode passar despercebido por quem visita o ambiente, mas colabora para deixar a composição geral mais harmoniosa.

Manter uma temática também é uma forma de fazer os elementos do quarto conversarem entre si. Pendurar plantas na parede e escolher itens com tons terrosos ou de verde para decorar a estante ou prateleira pode ajudar a criar um espaço aconchegante, por exemplo.

Renovando pias e bancadas
Um imóvel alugado ou comprado pronto pode, em muitos casos, vir acompanhado de móveis embutidos, como armários e bancadas. No caso de eles não combinarem com o resto da decoração, ou serem de um estilo ultrapassado, a primeira solução que vem à mente é de substituí-los, sendo necessário um processo de reforma que toma muito tempo e dinheiro dos moradores.

Entretanto, essa não é a única solução! Caso a peça esteja em bom estado, é simples transformá-la gastando pouco. É possível encontrar em lojas especializadas diversos modelos de adesivo lavável para superfícies, que imitam diferentes tipos de pedra, como mármore e granito. A aplicação do adesivo pode ser feita pelo próprio morador, e o resultado final fica com um aspecto bem acabado e natural. Esse tipo de adesivo tem longa duração e é resistente à água, portanto, não é preciso ficar com medo de derramar líquidos, alimentos ou maquiagem sobre a superfície, bastando passar uma pano úmido para limpar.

Almofadas, utensílios de cozinha e até a roupa de cama podem ser usados como itens de decoração, basta ter criatividade e escolher cores e estampas modernas.

Aposte nos papéis de parede
Não existe maneira mais prática de transformar o ambiente do que utilizando papel de parede. Existem diferentes tipos e modelos de aplicação que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade e estilo do morador. Na maioria dos casos, não é necessário contratar um profissional.

O papel de parede pode ser aplicado em uma única parede, combinando com a pintura do resto do cômodo; colocado atrás da cama, dando o efeito de cabeceira; e incluído em outros ambientes, como cozinha ou banheiro, nesses casos, opte por aqueles que tenham resistência à umidade e ao calor.

Atualize as luminárias
Para quem quer uma mudança com o mínimo de bagunça, instalar luminárias modernas e interessantes é uma ótima solução. O design da peça e o tipo de iluminação são detalhes que fazem toda a diferença. É importante escolher uma luminária que combine com o ambiente, respeitando o pé-direito do cômodo e o estilo do restante da decoração.

Spots de luz posicionados na frente da porta e luminárias de aço ou metal cru são algumas opções em alta.