Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 15h:43

Edição de 2020 da Expogrande pode ser dividida em duas datas

Acontece uma das maiores programações da raça nelore no evento deste ano

Norton Soares
Capital News

Arquivo | Via Livre

Edição de 2020 da Expogrande pode ser dividida em duas datas

Nelore MS prepara agenda com eventos técnicos, julgamentos e shopping de animais

A edição de 2020 da Expogrande pode ser dividida em duas datas. A primeira data dedicada à destinado à raça nelore (mocho e padrão) e equinos, acontecendo de  26 de março a 7 de abril. Já o segundo turno, dedicado às raças leiteiras, iria de 11 a 26 de abril.

 

A informação foi divulgada pela Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), que estuda essa metodologia juntamente com os núcleos de criadores, com o Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, como local do evento. A instituição informou também que já está dando sequência aos preparativos.

 

A Acrissul já está dando sequência aos preparativos para a realização da edição de número oitenta e dois da Expogrande. A associação avalia promover a feira deste ano em dois turnos distintos no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

 

Deve ser dividído nos dois turnos o restante da programação da feira, entre programação técnica, cultural, exposição comercial, entre outras.

 

Irá acontecer uma das maiores programações da raça nelore na Expogrande deste ano, com julgamento ranqueado e a participação garantida de criadores de animais mocho e padrão de todo o Brasil.

 

Confira o cronograma da raça nelore na Expogrande:

 

• Entrada dos animais: 27 a 31 de março de 2020

• Pesagem dos animais: 1º de abril

• Julgamento nelore mocho: 3 e 4 de abril

• Julgamento nelore: 4 a 6 de abril

• Shopping AgroZoller: 1º a 4 de abril

• Almoço da raça Nelore: 4 de abril

• Leilão Mega Mocho: 5 de abril

• Leilão Força da Raça MS: 6 de abril

 

Girolando na Expogrande

 

A raça girolando terá ima agenda completa para a Expogrande, com expectativa de novo recorde em inscrições de animais. 

Tamém ocorrerá dois também dois leilões organizados pelo Núcleo de Criadores, sendo um virtual e o Shopping Gir e Girolando Belas Artes. O calendário da raça ainda está sendo ajustado para o evento.

 

Equinos

 

Estão sendo preparados julgamento e provas de performance e também leilões das raças para raças de cavalo pantaneiro, árabe, quarto de milha e crioulo.  O Mato Grosso do Sul já tornou-se dono de um dos melhores plantéis de cavalos para trabalho e esportes do Brasil e a Expogrande vem há muito tempo contribuindo como vitrine e incentivadora deste segmento de produção

 

Ovinos 

 

Ocorreu um crescimento de 26,68% no volume de abates de ovinos em Mato Grosso do Sul neste último ano. Indo de 61,4 toneladas em 2018 para 77,4 mil toneladas em 2019. Considerando a quantidade por cabeça, o aumento do número de abates chegou a quase 20%.

 

Representado pela Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), o setor terá uma agenda com exposição de animais, matrizes e reprodutores, além de cursos técnicos e workshops durante o evento.