Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 09 de Março de 2020, 13h:27

Mulheres são maioria nos principais setores da economia de Mato Grosso do Sul

IBGE aponta que os setores serviços e comércio são os principais responsáveis pelo crescimento das contratações de mulheres

Flávio Veras
Capital News

Governo de MS

Mulheres são maioria nos principais setores da economia de Mato Grosso do Sul

Em 2019 somavam 276,9 mil mulheres no emprego formal, sendo que do total 236,245 mil atuam ou no comércio ou com serviços.

Com mais de 90% das empresas constituídas em 2019, os setores de comércio e serviços são os principais desenvolvedores da economia sul-mato-grossense e são nessas áreas onde a mulher tem cada vez mais participação, seja como empreendedora ou funcionária.

 

De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, em 2019 a participação da mulher no mercado de trabalho formal chegou a 42,1%. Os números do IBGE confirmam que os setores serviços e comércio são os principais responsáveis pelo crescimento frequente da mulher como trabalhadora. Em 2019 somavam 276,9 mil mulheres no emprego formal, sendo que do total 236,245 mil atuam ou no comércio ou com serviços.

 

Carina Mendonça é um exemplo da mulher que movimenta a economia de Mato Grosso do Sul. Aos 38 anos deixou o emprego fixo e a carreira estável para se arriscar no mundo do empreendedorismo; escolheu uma franquia nacional de venda de bolos e abriu a primeira loja, na rua Brilhante, em Campo Grande.

 

Oito anos depois, ela é proprietária de quatro unidades da franquia distribuídas entre Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. O bom atendimento é a palavra chave de Carina para o sucesso e para dar conta de administrar todas as lojas com qualidade e eficiência, hoje toda a família está envolvida no negócio. Ela também emprega 35 pessoas no Estado, sendo 34 mulheres.