Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 24 de Maio de 2020, 11:53 - A | A

Domingo, 24 de Maio de 2020, 11h:53 - A | A

Coluna Tecnologia

Popularidade de torneios de jogos online cresce durante a quarentena

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Categoria de eSports ganha espaço durante crise da Covid-19

Divulgação

ColunaMarcoEusébio

Com a impossibilidade de praticar esportes e outras atividades ao ar livre em decorrência do risco do novo coronavírus, jogos, livros e programas de entretenimento têm ganhado cada vez mais espaço no cronograma do dia a dia, ajudando a preencher o tempo livre, principalmente para pessoas que estão praticando o isolamento social.

Uma das categorias mais consolidadas no universo dos jogos e que traz diversão, tanto para os jogadores, quanto para quem assiste às partidas, é o eSports, nome dado aos torneios profissionais de jogos eletrônicos. Os tipos de jogos que fazem parte da categoria incluem vários simuladores de esportes, o que torna essas competições ainda mais interessantes para quem tem sentido falta de acompanhar partidas de futebol ou basquete.

Entre os gêneros mais famosos de eSports estão os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), estratégia em tempo real (RTS), esportes, luta e arena online (MOBA). Os torneios contam com jogadores profissionais, que precisam treinar horas por dia para competir em eventos de grande porte, competindo por títulos e prêmios em dinheiro. Apesar da parte competitiva, é possível jogar de maneira “casual”, sem a intenção de entrar em algum torneio.

As plataformas de transmissão ao vivo, como Twitch, Mixer YouTube Gaming e Facebook, são o principal local de encontro desse público, além de servirem como espaço para a transmissão dos torneios. Por ali, também é possível assistir às partidas de streamers famosos, que jogam enquanto seu público assiste e reage, por meio do site e de mensagens pagas que são lidas pelo dono do conteúdo.

Além da já existente popularidade dos eSports, a quarentena serviu como fator para aumentar o número de pessoas produzindo e assistindo às transmissões ao vivo. De acordo com a Twitch Tracker, ferramenta de estatísticas da Twitch, maior site de transmissão ao vivo, a média de pessoas que assistem ao conteúdo da plataforma foi de 1,1 milhão para 2,8 milhões de usuários, comparando março de 2019 e 2020. Apesar desse valor englobar a transmissão de outros tipos de jogos fora dessa categoria, é importante levar em consideração que o conteúdo mais popular do site faz parte desse gênero, com Fortnite, League of Legends e Call of Duty entre os mais assistidos. A popularidade dos eSports tem crescido de maneira que até canais de televisão, como ESPN e Fox Sports, têm transmitido as partidas.

Para quem está com saudades de praticar esportes durante a quarentena, é possível relembrar a prática por meio de uma partida de jogo eletrônico. Para quem gosta de futebol, a série FIFA é uma ótima opção; para quem prefere uma partida inusitada, o jogo Rocket League pode ser divertido, já que a partida de futebol tem carro, ao invés de humanos, como os integrantes dos times. Para quem pratica atividades de tiro, como airsoft, esporte que usa carabina de pressão, os FPS podem ser o passatempo ideal, com grandes títulos como a série Call of Duty ou o famoso Counter-Strike.

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS