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Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 10h:58

Semagro lança plataforma digital para agricultores

Oportunidade é para readequar o modelo de comercialização familiar

Elaine Silva
Capital News

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Semagro lança plataforma digital para agricultores

Programa é para divulgar produtos

Por conta das mudanças causas pela pandemia de coronavírus (Covid-19) a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), lança uma plataforma digital chamada de Manucã, para  socorrer pequenos produtores para escoar a produção de hortifrutigranjeiros. O Estado conta atualmente com 43 mil famílias vinculadas a agricultura familiar.

 

Na plataforma os produtos poderão ser oferecidos gratuitamente à empresários de vários segmentos interessados nos hortifrútis. A Manucã significa ‘vou trabalhar na roça’ e é uma maneira de homenagear aqueles que tiram do campo seu susto e ajudam a levar alimentos com qualidade à mesa de muitas famílias. A plataforma já está no ar e pode ser acessada no link manuca.semagro.ms.gov.br.

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Semagro lança plataforma digital para agricultores

Titular da Semagro Jaime Verruck

 

Após o contato feito pela plataforma, a negociação passa a ser realizada entre ambos, para decisão sobre preços e entregas. Não há pagamento para uso da plataforma por nenhuma das partes, já que a ideia é justamente ligar um ao outro. Conforme a assessoria o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck explica que a Manucã foi criada para resolver um problema dos agricultores familiares neste momento de pandemia, mas que deve se fortalecer com o tempo e depois do coronavírus. “Recebemos o apoio da Amas e da Abrasel, que se interessaram pela proposta. Assim o Estado cumpre o seu papel de divulgar os produtores e conectá-los com os compradores, utilizando a ciência e tecnologia a favor”.

 

Para se cadastrar é simples e rápido. Basta acessar a plataforma, se cadastrar e anunciar os produtos. Dessa forma os compradores podem ampliam a sua rede de fornecedores e as empresas de logística podem participar viabilizando e otimizando as entregas.

 

Dentro da plataforma não é realizado e-commerce, somente é permitido disponibilizar anúncios de oferta e demanda. É um local virtual onde agricultores familiares e consumidores podem se encontrar e anunciar tudo relacionado a produção e comercialização de frutas, hortaliças, mudas e plantas ornamentais – gratuitamente.

 

A divulgação da plataforma está sendo realizada com reuniões virtuais e com equipe técnica da Agraer responsável por informar e auxiliar os produtores a se cadastrarem. O projeto também conta com apoio da AMAS, Abrasel/MS, SEBRAE e SENAR e da UFGD, que tem atuado em conjunto com a Semagro, por meio do Projeto Biota.

 


Fonte: CapitalNews

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