Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 15 de Agosto de 2020, 09h:56

Neste ano, MS já realizou 98 transplantes de órgão

Dados são da Secretário de Estado de Saúde

Elaine Silva
Capital News

Edemir Rodrigues

Neste ano, MS já realizou 98 transplantes de órgão

Números é referente a todo o estado

Mato Grosso do Sul realizou nos oito meses de 2020, 98 transplantes, sendo três de coração, 79 de córnea e 16 de rim. O número de dadores de órgãos e tecidos em Mato Grosso do Sul, este ano, foram superiores aos do ano passado, sendo 69 órgãos captados, 27 doadores de órgãos e 94 de córneas, seguno dos dados da Secretária de Estado de Saúde (SES). 

 

“Esse trabalho nos motiva a avançarmos na captação de órgãos. Nossas equipes estão preparadas para atender não só pacientes do Estado, mas também de todo o Brasil. Queremos avançar para, no futuro, também termos transplante de fígado aqui, que exige mais complexidade e estrutura”, destaca o titular da pasta, Geraldo Resende. Apesar do avanço, centenas de pessoas aguarda na fila de espera no Estado, sendo 04 pessoas a espera de um coração, 165 de córnea e 158 de rim. 

 

Um dos principais elos dessa corrente de solidariedade é a família do doador, que escolhe fazer a doação em um momento de dor e perda. “Uma vez um fígado retirado aqui em Mato Grosso do Sul foi para o Acre. Os militares passaram uma noite toda viajando para salvar uma vida”, referindo-se ao apoio da Casa Militar para viabilizar as cirurgias e transporte de órgãos.