Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020, 15h:53

Tour gastronômico: 5 pratos brasileiros para viajar sem sair de casa

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Com essas receitas, é possível conhecer um pouco da culinária de cada região do Brasil

Tacacá

ColunaViagens

Para muitas pessoas, além dos passeios e pontos turísticos, a gastronomia tem um papel importantíssimo nas viagens. A comida tem o poder de contar a história, os costumes e a cultura de um povo, através de seus inúmeros sabores, temperos e experiência de quem a prepara, ainda mais em um país de dimensões continentais e culturas plurais como o Brasil.

 

Apesar da atual flexibilização da quarentena em relação ao setor de turismo e viagens, muitos ainda não se sentem seguros e acham que o momento não é ideal para viajar. Com isso, a saudade de pegar a estrada, desbravar cidades e viver novas aventuras aperta, e a saída é tentar trazer culturas e cidades para dentro de casa, sem correr riscos e respeitando o distanciamento social. Neste caso, a culinária é uma ótima aliada.

 

Com mais tempo em casa, muitas pessoas viram a oportunidade de se aprofundar na cozinha, seja através de uma faculdade de Gastronomia ou testando novos pratos, enquanto outros experimentaram fazer receitas pela primeira vez. Para ajudar a suportar a vontade de viajar, separamos cinco pratos típicos de diferentes regiões brasileiras ideais para vivenciar uma viagem gastronômica sem sair de casa. Confira!

Tacacá (Pará)
Ingredientes: 4 xícaras de chá de água; 1/2 xícara de chá de polvilho azedo ou goma de mandioca; 1 colher de chá de sal; 500 g de camarão salgado seco; 4 folhas de chicória; 4 dentes de alho bem amassados; 3 pimentas-de-cheiro; 2 maços de jambu; 2 litros de tucupi.

Preparo: em uma panela, coloque o tucupi com o alho bem amassado, o sal, a chicória e as pimentas e leve ao fogo. Abaixe o fogo e tampe a panela assim que começar a ferver e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Em outra panela, cozinhe o jambu até ficar mole, então retire do fogo, deixe escorrer e reserve. Em seguida, lave os camarões e leve-os ao fogo em uma panela com 4 xícaras de água, deixando ferver por aproximadamente 5 minutos, depois retire a cabeça e a casca. Em seguida, misture o polvilho com a água dos camarões, leve ao fogo e mexa até obter um mingau. Por fim, sirva um pouco do mingau, algumas folhas de jambu e os camarões.

Cozido (Pernambuco)
Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo; 1,2 kg de ossobuco ou acém; 2 litros de água; 2 espigas de milho-verde cozidas cortadas em 4 partes; meio chuchu grande, descascado e em cubos grandes; 4 tomates médios em rodelas; 1 e 1/2 cebola roxa média em rodelas; 2 dentes de alho picados; 1 pimentão verde médio em rodelas; 2 xícaras de chá de abóbora seca média, sem casca, cortada em cubos grandes; 2 pitadas de sal.

Preparo: coloque o óleo em uma panela grande e leve ao fogo para aquecer, frite a carne por cerca de 4 minutos ou até dourar. Misture a água, o milho, o chuchu, o tomate, a cebola roxa, o alho, o pimentão, a abóbora e o sal e deixe cozinhando em fogo médio por 3 horas ou até que a carne fique macia e o caldo encorpado.

Peixe na telha (Goiás)
Ingredientes: 2,5 kg de pintado ou surubim temperado com sal e limão; 2 kg de cebola picada; 2 kg de tomate picado bem maduro; 1 lata de molho de tomate; 2 colheres de sopa de molho de soja; 1 pitada de orégano; 1 pitada de açafrão; 2 pimentões verdes picados; 1 vidro de leite de coco; 1 lata de creme de leite; 1 envelope de creme de cebola para engrossar o caldo; pimenta-de-cheiro picada e cheiro verde a gosto.

Preparo: o peixe deve ser colocado na panela depois de uma a duas horas de marinar no sal e limão. Leve todos os ingredientes picados à panela com óleo e um pouco de água, exceto os pimentões, cheiro verde, creme de leite e leite de coco. Ao ferver, coloque as postas do peixe e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Junte os pimentões e o cheiro verde por mais dois minutos. Desligue o fogo e despeje o creme de leite e o leite de coco. Distribua a peixada em telhas próprias, cubra com farinha de rosca e leve ao forno para gratinar. Sirva ainda fervendo com arroz branco.

Muma de Siri (Espírito Santo)
Ingredientes: 1 kg de siri com casco, limpo, partido ao meio e livre do fel; 1 kg de carne de siri; 1 cabeça de alho grande; 6 tomates médios; 4 maços de coentro; 3 cebolas grandes; 3 maços de cebolinha verde; 3 maços de salsa; 4 colheres (sopa) de urucum (ou colorau); 3 limões; sal; óleo; azeite; 5 colheres (sopa) de farinha de mandioca; água fervente.

Preparo: em uma panela, coloque o óleo, o urucum e a metade da cabeça de alho socado e refogue. Tempere o siri desfiado com o caldo de 1 limão, a outra metade da cabeça de alho socado e sal a gosto. Misture na panela o siri desfiado, os tomates, o coentro, a cebola, a cebolinha verde e a salsa picadas. Coloque os siris partidos ao meio. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Retire da panela os siris partidos e reserve. Misture a farinha de mandioca em água fervente e mexa para não empelotar. Acrescente os siris partidos e deixe na fervura por alguns minutos.

Arroz carreteiro (Rio Grande do Sul)
Ingredientes: 1/2 kg de carne seca; 2 e 1/2 xícaras de arroz; 150 g de linguiça de porco; 75 g de toucinho defumado; 1 dente de alho; 1 colher de sopa de banha; 1 cebola; 1 e 1/2 tomates picados sem pele e sem semente; sal; salsa, cebolinha e manjerona a gosto; 1 folha de louro.

Preparo: corte a carne seca em pedacinhos e leve ao fogo com água para duas fervuras, para retirar o excesso de sal. Troque a água uma terceira vez e despeje 1/2 cebola, a salsa, a manjerona, a cebolinha e a folha de louro. Deixe ferver bem. Retire a carne, coe o caldo e reserve. Leve ao fogo uma panela com a banha, aqueça, coloque o restante da cebola e deixe dourar. Adicione os tomates picadinhos e a carne, deixando fritar bem. Junte o caldo – aproximadamente 6 xícaras – e o arroz. Mexa, tampe e deixe cozinhar. Desligue quando estiver seco.