Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 08h:19

Em Brasília, Alan Guedes busca investimentos no MEC e apoio da Bancada Federal

Prefeito eleito de Dourados está na Capital Federal acompanhado pelo ex-ministro Henrique Sartori

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Alan Guedes

Alan Guedes (dir) se encontrou com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte (centro) acompanhado de Henrique Sartori

O prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes (PP), começou a semana em busca de investimentos para a cidade em Brasília. Acompanhado do ex-ministro da Educação e coordenador político durante a campanha, Henrique Sartori, Guedes visitou nesta segunda-feira (23) o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação para conhecer a situação de obras que estão sendo feitas, pendentes ou projetadas para Dourados. Nesta terça (24) a agenda é com os representantes da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, coordenada pelo senador Nelsinho Trad (PSD).

 

No FNDE, Alan Guedes foi recebido pelo presidente, Marcelo Ponte, e pelo diretor, Gabriel Vilar, que apresentaram ao futuro prefeito a situação dos projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade. A maioria deles, porém, está paralisada por falta de atualização na documentação ou outras pendências que deveriam ter sido resolvidas pela atual gestão e que ficaram sem solução. Nesta lista, estão, pelo menos, 15 obras, como reformas e construção de novas escolas, construção de quadra de esportes, entre outras ações. 

 

Segundo Henrique Sartori, que aproveitou o bom trânsito que tem em Brasília por ter participado da equipe de transição entre os governos do ex-presidente Michel Temer e o atual, Jair Bolsonaro, para apresentar Alan Guedes ao alto comando do FNDE, os entraves para que essas obras tenham andamento começaram a ser removidos graças à essa visita. “Houve o compromisso do Marcelo Ponte e do Gabriel Vilar para que tenhamos uma oportunidade de alinhamento necessário para destravar essas obras”. Sartori explicou que apenas dois projetos estão em andamento em Dourados, contra outros 15 que dependem de ajustes em pendências que foram deixadas pela atual administração.

 

O prefeito eleito comemorou o resultado da primeira agenda na Capital Federal. “Fomos muito bem recebidos e temos o compromisso do FNDE de mandar uma equipe para Dourados para fazer a prospecção, ver o que falta em cada um desses projetos e assinar as ordens de serviços assim que forem regularizadas as pendências. Resolver essa questão é muito importante para a cidade por trazer novos investimentos para obras tão importantes direcionadas para a Educação”, afirmou Alan Guedes.

 

Bancada

 

No encontro desta terça com os representantes de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, Alan Guedes deve apresentar uma lista de demandas da cidade de Dourados para que deputados e senadores possam direcionar emendas individuais e de bancada. Esses pedidos já foram previamente enviados ao senador Nelsinho Trad. 

 

Entre os pedidos está reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde existentes e a construção de outras nove em diversos bairros, reformas em Escolas Municipais e do Centro Administrativo Municipal, construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Parque das Nações, que atenderia a região leste da cidade, revitalização dos parques públicos, construção do Centro de Diagnóstico Médico de Dourados (CDC), investimentos no Programa de Humanização da Aldeia Indígena Federal de Dourados, entre outros diversos pedidos.

 

“Nós temos diversos problemas que precisam do olhar de deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul e temos certeza de que teremos essa atenção. Somos mais de 250 mil sul-mato-grossenses que moram em Dourados e que precisam ser atendidos em necessidades básicas como educação e saúde. Para isso, o apoio da Bancada Federal é fundamental e é essa mensagem que estamos trazendo”, concluiu o prefeito eleito.