Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 28 de Novembro de 2020, 12h:34

4 receitas sem glúten rápidas e fáceis

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba como tornar uma dieta restritiva mais simples e apetitosa

Divulgação

ColunaBem-Estar

O glúten é uma substância proteica presente em ingredientes bastante utilizados no dia a dia, como trigo, aveia, cevada e centeio, por exemplo. Este composto serve para dar liga às massas, dentre outras coisas, e não causa mal à saúde, exceto para pessoas com algum tipo de reação, como alergia e sensibilidade ao glúten, ou doença celíaca.


Se você se enquadra em alguma dessas situações ou é adepto a uma dieta sem glúten, separamos, a seguir, quatro receitas fáceis e saborosas sem este composto que provam que uma dieta restritiva não precisa ser difícil e insossa. Confira!

1.    Pão integral sem glúten
Separe 1 envelope de fermento biológico seco; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; 2 e 1/2 xícaras de chá de água morna, aproximadamente; 1 xícara de chá de farinha de arroz integral; 1 xícara de chá de farinha de arroz branca; 1/2 xícara de chá de farinha de linhaça; 1/2 xícara de chá de polvilho doce; 1 colher de sopa de semente de linhaça; 1 colher de sopa de amaranto em flocos; 2 colheres de sopa de quinoa; 1 colher de sopa de goma xantana; 4 colheres de sopa de azeite; 1 colher de café de sal; 2 ovos; margarina e farinha de arroz, maisena ou fécula de batata para untar.

Modo de preparo: misture o fermento biológico, o açúcar mascavo e 1/2 xícara de chá de água. Em outro recipiente, misture a farinha de arroz integral, a de arroz branca, a de linhaça, o polvilho doce, a semente de linhaça, o amaranto, a quinoa e a goma xantana. Adicione o azeite, o sal e os ovos e continue misturando com um fuê e em seguida acrescente a mistura de fermento reservada. Coloque a água restante aos poucos, mexendo até formar uma massa homogênea e mole. Se necessário, adicione mais água. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 50 minutos em um local fechado, como forno ou micro-ondas. Divida a massa entre duas formas grandes untadas e polvilhadas, cubra e deixe descansar por mais dez minutos. Leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 45 minutos, ou até firmar e dourar.

2.    Coxinha sem glúten
Separe para a massa: 3 xícaras de chá de água; 3 colheres de sopa de margarina; sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 xícaras de chá de farinha de milho; 1 colher de sopa de amido de milho; 2 ovos para empanar; farinha de milho em flocos para empanar; óleo para fritar.
Para o recheio: 1 colher de sopa de óleo; 1 cebola picada; 4 dentes de alho amassados; 2 e 1/2 xícaras de chá de frango cozido e desfiado; 1 tomate sem sementes picado; 4 colheres de sopa de azeitona verde picada; 1/2 xícara de chá de requeijão cremoso light; 2 colheres de sopa de salsinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, em fogo médio, aqueça a água, coloque a margarina, sal e pimenta. No processador ou no liquidificador, bata a farinha de milho para ficar bem fina. Assim que a água ferver, despeje a farinha batida e o amido de milho de uma só vez, mexendo até desgrudar do fundo da panela, transferindo em seguida para uma superfície lisa e deixe até esfriar. Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo e refogue a cebola e o alho. Coloque o frango, o tomate e refogue. Desligue o fogo, junte as azeitonas, o requeijão, tempere com salsinha, sal, pimenta e deixe esfriar. Abra um pouco de massa na palma da mão e coloque o recheio no meio. Feche, modelando em forma de coxinha e passe pelos ovos ligeiramente batidos e, em seguida, pela farinha de milho em flocos. Frite, aos poucos, imergida em óleo quente, até dourar. Escorra e sirva.

3.    Bolo de nozes
Separe  4 ovos com claras e gemas separadas; 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo; 200 g de margarina; 200 g de fécula de batata; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1/2 xícara de chá de nozes picadas; margarina e fécula de batata para untar; nozes para decorar.

Modo de preparo: bata as claras em neve na batedeira e reserve. Ainda na batedeira, em outra tigela, bata as gemas, o açúcar mascavo e a margarina por cinco minutos, ou até formar um creme fofo. Coloque a fécula de batata e bata para misturar. Em seguida, adicione o fermento em pó, as nozes picadas, as claras em neve e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de tamanho médio, untada com margarina e fécula de batata. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos, ou até dourar. Retire, deixe esfriar, desenforme e sirva. Se desejar, decore com nozes.

4.    Pão de queijo fit
Separe 3 ovos; 2 xícaras de chá de leite; 1/2 xícara de chá de óleo; 500 g de polvilho azedo ou doce; 1 colher de chá de sal; 150 g de parmesão ralado.

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador – exceto o parmesão. Em seguida, junte o parmesão e bata novamente, somente para misturar. Com uma concha, espalhe uma porção da massa na chapa da sanduicheira ou em uma frigideira preaquecida, fazendo uma fina camada. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, ou até dourar. Sirva o pão de queijo fit em seguida.