Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 10h:43

Japão decreta estado de emergência com o aumento das infecções pelo Covid-19

Governo anunciou atenção para as cidades de Tóquio, Chiba, Saitama e Kanagawa

Flavia Andrade
Capital News

Reprodução/Internet

Japão decreta estado de emergência com o aumento das infecções pelo Covid-19

Governo anunciou atenção para as cidades de Tóquio, Chiba, Saitama e Kanagawa

 

Nesta quinta-feira (07), o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga declarou estado de emergência para as cidades de Tóquio, Chiba, Saitama e Kanagawa para combater o aumento das infecções pelo coronavírus.

 

Menos de 200 dias dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a medida começa a valer a partir desta sexta-feira (8) com prazo de vigência até fevereiro, afirmou Suga no início de uma reunião do governo sobre medidas contra a Covid-19.

 

O governo metropolitano de Tóquio anunciou declarou ainda que, as próximas exibições da tocha olímpica na capital japonesa foram adiadas "para reduzir o fluxo de pessoas e a disseminação da Covid-19".

 

A exibição estava ocorrendo em alguns municípios desde o fim de 2020, e deveriam recomeçar hoje, mas o governo local optou por adiar todas as exibições até o fim do mês.

 

Ainda conforme Suga, a emergência foi declarada pois, "teme-se que a rápida disseminação do novo coronavírus por todo o país terá um impacto significativo na vida de seus habitantes e na economia".

 

A medida impõe restrições ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais e a recomendação para que os cidadãos permaneçam em casa, entre outras medidas.

 

Na última segunda-feira (02), já havia sido restringido o horário dos restaurantes e pedido aos moradores que evitassem passeios não urgentes e não essenciais após as 20h.

 

Ao todo, o país registrou 61 mortes e um recorde diário de 5.950 infectados na quarta-feira (6). O maior número de óbitos em 24 horas (76 vítimas) ocorreu na terça-feira (5).