Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 16:41 - A | A

Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 16h:41 - A | A

Grande Acervo

Fã de Fórmula 1, empresário de Campo Grande tem acervo mostrado em rede Nacional

Entre a coleção está em destaque os anuários Automotor do Reginaldo Leme

Elaine Silva e Rogério Vidmantas
Capital News

Reprodução/TV Band

SHOW DO ESPORTE 02052021 1ª EDIÇÃO Anderson

Empresário Anderson Ramos mostra seu acervo da Fórmula 1 em rede Nacional

Ser fã de uma modalidade esportiva e colecionar peças relacionadas aos ídolos não é tão raro assim, mas ser reconhecido pela sua coleção e apresentado ao Brasil durante a transmissão ao vivo de uma prova de Fórmula 1, é. Foi o que aconteceu com o empresário e apaixonado pela categoria desde criança, Anderson Ramos Lino. O colecionador de 51 anos abriu acervo pessoal após muitas investidas do amigo e apresentador de esportes da Tv Guanandi, Júnior Dário. A coleção foi aberta para o programa Donos da Bola, da Band à princípio apenas para o Mato Grosso do Sul, mas o material saiu em rede nacional no último domingo (2), durante a transmissão do Grande Prêmio de Portugal.

Reprodução/TV Band

SHOW DO ESPORTE 02052021 1ª EDIÇÃO Anderson

Anderson Ramos abriu seu acervo para a Band


O acervo, adquirido durante mais de 30 anos, impressiona e ainda permite reviver disputas com nomes históricos como Jackie Stewart x Emerson Fittipaldi, Didier Pironi e Gilles Villeneuve, Piquet e Mansell e Ayrton Senna contra Alain Prost. Ou mesmo pilotos mais recentes como Barrichello e Schumacher. A paixão pelo Fórmula 1 começou com a ‘curiosidade de um menino’, que certa vez confundiu o nome do piloto com o do seu pai e ficou impressionado. “Quando eu cresci um pouquinho mais em 79 eu escutei Nelson que era próximo do Nilson que é do meu pai e aí eu perguntei, meu pai tá correndo[...] E aí depois descobrir que era o Nelson Piquet e me apaixonei”, disse.  

Além das miniaturas de carros de diversas equipes e pilotos, Anderson coleciona itens diversos, inclusive publicações relacionadas à F1.  “Revistas da GRID, essas revistas eram pôster que saiam nas bancas a cada Grande Prêmio, também tenho toda a coleção revista Racing, além de recortes de jornal e de revistas da época dos anos 70 e 80 quando a internet nem em sonho existia. Mas sua coleção  predileta e completa é do anuário Automotor do Reginaldo Leme, o sul-mato-grossense, nascido em Campo Grande que foi ganhar o mundo cedo e ganhou um espaço especial na coleção”, diz. Chama atenção no acervo a coleção de miniaturas 1/43 da Fórmula 1 e alguns da Fórmula Indy. O colecionador também apresentou a sua extensa coleção de corridas gravadas desde a temporada de 81 para frente até os dias de hoje. “Tudo começou com as gravações nos anos 80, e depois com o tempo se modernizaram saíram do VHS e passou para o DVD e com avanço da tecnologia as corridas foram transformadas para MP4 e hoje elas se acomodam dentro do HD” lembrou o réporter da Band Michael Franco.

 

Show do Esporte
Tudo isso foi apresentado durante o programa Donos da Bola MS, mas o sucesso foi tanto que após a exibição veio a surpresa. Devido a Fórmula 1 retornar para a Band depois de 40 anos, a matéria foi encaminhada para a central da emissora e exibida durante a transmissão dos treinos oficiais da Fórmula 1 para o GP de Portugal. Anderson foi parabenizado pelo seu acervo ao vivo pelo comentarista Reginaldo Leme (de quem é grande fã) e dos apresentadores Sérgio Maurício, Glenda Kozlowski e Elias Júnior.

Mas a ‘surpresa’ não parou por aí e no domingo, antes da corrida no programa Show do Esporte da emissora, novamente foi parabenizado pela coleção. "Eu estou muito feliz por ter apresentado a minha paixão primeiramente aqui com meus amigos da TV Guanandi. Meu amigo Júnior Dário insistiu muito para que eu fizesse essa entrevista pois ele já conhecia a minha paixão pelo automobilismo e pela Fórmula 1. De uma matéria despretensiosa, ganhou uma repercussão tão grande que me deixou muito feliz, muito feliz mesmo” finaliza o empresário e colecionador Anderson Ramos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS