Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 16 de Maio de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 16 de Maio de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Viagens

Resort office: nova tendência para trabalhar viajando

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Tempos de pandemia impulsionaram viagens em que é possível continuar a rotina de trabalho e estudos remotamente

iStock

ColunaViagens

A nova tendência que surgiu em 2020 com a pandemia do coronavírus foi a de viajar para trabalhar perto da natureza, mas com conforto – o chamado resort office. Os resorts agora oferecem toda a estrutura para estudo ou trabalho, para que a pessoa possa se dedicar remotamente e ainda aproveitar os momentos de lazer. Os hóspedes procuram por ambientes em que possam desfrutar seu tempo livre e que consigam realizar as suas tarefas sem problemas.


Cerca de 40% dos resorts ligados à Associação Brasileira de Resorts oferecem a modalidade de resort office. O foco da hotelaria está se voltando para esse tipo de cliente, ainda fora de seu período de férias, mas que transfere os afazeres profissionais para um lugar mais agradável. Alguns dos hotéis têm até modificado suas instalações para receber o hóspede que faz trabalho ou estudo remoto.


Viagens a trabalho também ganharam um novo sentido. É possível respirar ar puro, estar em contato com a natureza e desfrutar das áreas de lazer do hotel na mesma viagem que trabalha ou estuda pelo computador. Os resorts vão se adequando e repensando em novas estratégias para prover conforto aos que viajam com esse intuito. As crianças também podem aproveitar as áreas de lazer com monitores enquanto os pais trabalham.


Muitos dos espaços de eventos que não estão sendo ocupados no momento se transformaram em ambientes para o trabalho dos hóspedes. Os espaços cumprem os protocolos de segurança e higiene, com mesas com distanciamento e álcool em gel disponível. Houve até a contratação de pedagogas para acompanhar o estudo de crianças em sistema de homeschooling.


A conexão com a internet também ganhou atenção extra com a ampliação da rede e do sinal. Os hóspedes que precisam trabalhar e estudar, incluindo muitas chamadas de vídeo, necessitam de internet rápida e consistente. Os resorts se empenham para oferecer internet em todos os ambientes internos e externos, para que seja possível receber esse tipo de hóspede. Assim, é possível até alternar o local de trabalho e dar um mergulho entre uma reunião e outra.


Com as restrições sanitárias e os riscos ao viajar de avião, muitos estão optando por resorts perto de casa em que possam ir dirigindo. Há diversas formas de se chegar ao destino, seja com carro por assinatura, alugado ou com veículo próprio. Essas viagens de resort office costumam ser mais longas e transferem o cotidiano de estudo e trabalho remoto para um lugar mais agradável.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS