Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 13:19 - A | A

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 13h:19 - A | A

Pandemia

Sem resposta definitiva, Mato Grosso do Sul receberá 38 mil doses da Janssen

Cosems havia solicitado 3 milhões de doses, mas pedido foi negado pelo Ministério da Saúde

Lethycia Anjos
Capital News

Edemir Rodrigues/Portal MS

Vacina: SES estuda fazer a compra de câmara hospitalar

Vacinas covid-19

Governo Federal por meio do Ministério da Saúde encaminhou nesta quinta-feira (10) uma pré-pauta de distribuição das vacinas da Janssen a Secretaria de estado de Saúde (SES). Conforme o comunicado Mato Grosso do Sul receberá um novo lote com cerca de 38.400 doses de vacina contra Covid-19, quantidade bem menor do que a solicitada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems). 

 

O Cosems-MS, encaminhou na última quarta-feira (9), um ofício ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, solicitando a destinação do primeiro lote da Janssen com 3 milhões de doses ao estado para a vacinação de toda a população adulta de MS. 

 

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a solicitação não será atendida pois o Ministério da Saúde já definiu a distribuição das vacinas para todos os estados do país. “Infelizmente não será possível reverter essa decisão do Ministério da Saúde, apesar do esforço de todos. Vamos continuar imunizando a população com as doses que o ministério nos enviar. Pedimos para que a população continue seguindo as medidas restritivas para ajudar a conter o Coronavírus”, explicou via assessoria.

 

O Ministério da Saúde ainda não informou a data e o horário da chegada dos imunizantes. Conforme a SES, os imunizantes da Janssen serão distribuídos aos 79 municípios do estado, e a quantidade destinada a cada município será definida, após a confirmação do Ministério da Saúde, com as Secretarias Municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e publicado no Diário Oficial do Estado.

 

Em reunião realizada nesta quinta-feira (10), com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília (DF), os senadores sul-mato-grossenses Soraya Thronicke (PSL), Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD), solicitaram a destinação de mais doses da vacinas da Janssen para imunizar toda a população adulta da Capital. Trad encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde reivindicando 350 mil doses. 

 

Dados do levantamento nacional, apontam que Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação, com cerca de 33,86% da população adulta receberam imunizada com a 1ª dose do imunizante e 13.57% com a segunda dose.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS