Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 10 de Julho de 2021, 15:53 - A | A

Sábado, 10 de Julho de 2021, 15h:53 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Cuidar de plantas em casa: novo hobby e bem-estar

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Plantas dentro de casa se tornaram forma de pessoas cuidarem da saúde mental

iStock

ColunaCasaEDecoração

Durante a quarentena, a casa se tornou um local de trabalho, de estudos, de fazer exercícios físicos e de pouco convívio social. Por conta disso, as pessoas passaram a não viajar e a buscar novos hobbies para a rotina.


Dentro dos apartamentos e das casas, comprar e cuidar das plantas tornou-se uma forma de relaxar a mente e se desestressar, além de decorar a casa com o verde, trazendo identidade e aconchego para o lar. As plantas trazem calma, e cuidar delas com água, adubo e vitaminas é uma forma de vê-las germinar, crescer e zelar pelo bem estar e necessidade das mesmas.


Cuidar das plantas se tornou uma terapia, principalmente para pessoas que têm ansiedade e sofrem de estresse, pois aderir a formas de relaxar a mente é necessário. Relaxar dentro de casa é um novo hobby e traz movimento e vida ao lar.


Algumas plantas não necessitam de cuidados diários e ficam lindas na decoração, como a conhecida espada-de-são-jorge ou as suculentas. A irrigação não é diária, e pode-se facilmente colocá-las em varandas ou dentro de casa.

 

Outros tipos de plantas que podem ser cultivadas são as usadas para temperos, como alecrim, manjericão e erva-cidreira. Além de ver e cuidar do processo de crescimento delas, pode ser usada em temperos e para chás, pois são consumíveis. Isso ajuda no decorrer com os cuidados, gera expectativa e é prazeroso se alimentar do que foi visto crescer.

 

O processo de jardinagem é cuidar de um ser vivo, e se comprometer com essa atividade traz motivação ao dia a dia, principalmente para o corpo e a mente. Exercitar a cabeça, através da jardinagem, afeta os cinco sentidos do corpo humano: a visão, através do paisagismo que as plantas oferecem; o sabor da degustação de frutas, legumes e hortaliças; ao tocar as plantas, o tato; a audição, pelos ventos e pela chuva que os atingem; e também pelo perfume que invade o ambiente, sendo o olfato.


Mas a jardinagem exige conhecimento sobre as plantas para o seu cultivo, entender a necessidade de cada uma e também fazer dos cuidados uma rotina. Cada uma exige um cuidado diferente, com vitaminas, adubo, irrigação diária ou não e cuidados com o sol. É importante se atentar para esse detalhe e utilizar ferramentas e materiais adequados.


Além dos benefícios para a saúde mental do corpo e da mente aderindo ao hobbie da jardinagem, as plantas têm um papel de serem um filtro de ar, limpando e purificando.


Quando se está dedicado àquele momento, o prazer de cuidar de plantas desacelera a mente, traz calma e só existem benefícios para a saúde mental e corporal.

Comente esta notícia

ADELIA 02/08/2021

A EXPERIÊNCIA QUE TIVE COM OS CUIDADOS COM AS MINHAS PLANTAS FOI SALVADORA. SIM, O EFEITO FOI REVERSO, NOS PRIMEIROS DIAS DO "FIQUE EM CASA" NO INÍCIO DO COVID 19, ONDE O MUNDO VIROU DE PONTA CABEÇA DIANTE DE UM FATO INCONTROLÁVEL PELA CIÊNCIA E QUE POUCO SE SABIA. EM MEIO AOS VASOS DE FRUTÍFERAS, LÍRIOS, ANTÚRIOS, SUCULENTAS, SAMAMBAIAS, ORQUÍDEAS E UM PEQUENO CANTEIRO COM 3 PARREIRAS, UM ABACATEIRO, ESPADA DE SÃO JORGE, COMIGO NINGUÉM PODE, A ÁRVORE DA FELICIDADE E UMA DRACENA. ESSA TURMA DE SERES, FORAM FUNDAMENTAIS NAQUELE MOMENTO QUE PARECIA O FIM DA ESPÉCIE HUMANA SOBRE A TERRA. FIQUEI Á MERCÊ, POR UNS 10 DIAS ONDE FUI PRESENTEADA COM UMA MONARCA SAINDO DO CAZULO, TODA MOLHADA SE SECANDO AO SOL PARA O SEU PRIMEIRO VOO, MUITO GRATIFICANTE.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Colunistas LEIA MAIS