Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Viagens Sábado, 28 de Agosto de 2021, 15:53 - A | A

Sábado, 28 de Agosto de 2021, 15h:53 - A | A

Coluna Viagens

Ecoturismo: saiba o que é e veja exemplos de destinos pelo Brasil

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Procura por contato com natureza é grande tendência que deve se manter aquecida no pós-pandemia

iStock

ColunaViagens

Uma alternativa para garantir essa fuga da própria realidade, principalmente para quem se viu preso nas grandes cidades, por conta da pandemia de Covid-19, é viajar para lugares que garantam contato com a natureza. Esse tipo de viagem é conhecido como ecoturismo, permitindo ao viajante entrar em contato diretamente com o meio ambiente, seja em atividades envolvendo aventura ou simplesmente relaxando em meio a cenários exuberantes.

Ecoturismo como promessa para ajudar o turismo
Depois de passar muito tempo dentro de casa, muitos brasileiros já buscam se divertir em praias paradisíacas ou no campo do país. O ecoturismo é o segmento que está voltado à contemplação, atividades educacionais, esportivas e de lazer no meio natural. No entanto, um ponto importante para a definição do ecoturismo é o cuidado em preservar os patrimônios culturais e naturais do local visitado.

O ecoturismo é, portanto, uma importante medida para desenvolver atividades econômicas sustentáveis, além de ajudar na educação da sociedade para a importância com o cuidado ao meio ambiente, que passa a ter uma relação econômica e social com as culturas locais.

Sem contar que isso permite às pessoas que moram em grandes centros urbanos entrar em contato com cenários diferentes, tomando consciência dessas outras formas de vida no planeta.

Destinos de ecoturismo no Brasil
Veja algumas opções de destinos para praticar o ecoturismo no Brasil.

Bonito (MS): A flora e a fauna de Bonito encantam os visitantes. A área está repleta de rios de água translúcida, favorecendo a prática de mergulho na região. Além disso, há várias cavernas que podem ser visitadas e exploradas, com a ajuda de um guia local.

Chapada Diamantina (BA): O visual deslumbrante da Chapada Diamantina atrai milhares de turistas todos os anos. A região de serras é protegida na categoria de parque nacional e é um importante ponto, pois inclui as nascentes de diversos rios das bacias do Jacuípe, Paraguaçu e do Rio de Contas.

Parque Estadual do Jalapão (TO): O Jalapão é uma unidade de conservação e de proteção integral à natureza. Com uma área de mais de 158 mil hectares, ele possui cenários incríveis, além de favorecer a prática de alguns esportes radicais, em meio à natureza.

Chapada dos Guimarães (MT): Com mais de 32 mil hectares, o visual é o típico símbolo do cerrado brasileiro. Um dos pontos mais conhecidos da região é a Cachoeira do Véu de Noiva – uma queda d’água de 86 metros de altura –, mas existe muito mais para conhecer no local.

Uso da tecnologia
A tecnologia tem permitido que cada vez mais pessoas tenham experiências diferentes, sem precisar sair de casa. No entanto, há também opções para levar em viagens ou aproveitá-los nos hotéis de destino, como aparelhos purificadores de ar. O preço desses aparelhos pode variar entre cada região e destino pesquisado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS