Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 05 de Setembro de 2021, 11:58 - A | A

Domingo, 05 de Setembro de 2021, 11h:58 - A | A

Coluna Tecnologia

Recursos digitais facilitam a preparação nos concursos públicos

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Utilização da internet como instrumento de conhecimento profissional e educacional

iStock

ColunaTecnologia

Com a chegada da pandemia do COVID-19 ao Brasil, no início do ano de 2020, as atividades escolares e de trabalho ficaram restritas em sua maioria, mas, com o desenvolvimento da conectividade da internet, essas tarefas foram realizadas pela grande maioria dos brasileiros em seus domicílios, conforme dados apontados em pesquisas realizadas pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). A pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) Domicílios 2020 (Edição COVID-19 - Metodologia Adaptada) demonstrou que no país temos 152 milhões de usuários, correspondendo a 81% da população, com idade de 10 anos ou mais, usuários desse sistema – aponta também que 83% dos lares brasileiros têm acesso à rede.


Dos 5.590 moradores entrevistados em seus domicílios através de ligações telefônicas, visto as restrições impostas pelo contágio do COVID-19 e os protocolos de saúde vigente, o  CETIC-br (Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação), um ponto obteve  uma atenção especial e destacou-se:o crescimento das transações financeiras digital, com um aumento de usuários  das classes chamadas C, D e E, passando para 43% em 2020 contra 33% de 2019.


Sem dúvida, o acesso à internet chega para facilitar as formas de comunicação no Brasil e no mundo, independentemente da faixa etária e das condições socioeconômicas e culturais. Seja através de um celular não tão potente ou com um equipamento de última geração, as informações são transmitidas para todos.


Destaca-se a não interrupção das atividades educacionais durante todo esse período que vivemos em função da pandemia. Estudantes de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, cursos pré-vestibulares, cursos técnicos e de extensão profissional conectaram-se em aulas online, em grupos de estudos por aplicativos, e-mails, Telegram, WhatsApp, entre outros, para que não ocorressem perdas significativas no processo de ensino e aprendizagem.


A internet tornou-se um facilitador nas relações comerciais, e os empreendedores recorrem a ela como forma de aprimorar seu trabalho e ampliar o seu lucro. Portanto, vale salientar que não podemos mais viver sem esse recurso tecnológico.


Outra informação observada está no adiamento das provas presenciais dos concursos públicos, para adequação e atendimento aos protocolos de saúde vigentes. Contudo, nota-se que alguns editais foram publicados. Assim, os candidatos podem se preparar da melhor forma possível para as provas, como a do concurso CGU (Controladoria-Geral da União), e, graças aos recursos fornecidos pelo sistema da internet, os cursos preparatórios disponibilizam ferramentas digitais, para que seus alunos mantenham-se motivados e concentrados para obter os conhecimentos necessários e resultados satisfatórios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS