Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 14 de Setembro de 2021, 17h:21

Semana Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Campo Grande

Evento ficou suspenso por dois anos devido a pandemia da Covid-19

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/CTG Farroupilha

Semana Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Campo Grande

Tradicional baile

Membros dos Centros de Tradição Gaúcha de Mato Grosso do Sul (CTGs-MS), celebram ao longo desta semana, mais uma edição da Semana Farroupilha, com música, danças e comidas típicas que revivem a cultura gaúcha. Devido a pandemia da Covid-19 a celebração estava suspenso a cerca de dois anos.

 

O evento faz referência a Revolução de 1835, popularmente conhecida como “Guerra dos Farrapos", a mais longa rebelião do período regencial do Brasil, que aconteceu no Rio Grande do Sul e durou cerca dez anos. O termo “farrapo” era usado para se referir aos trajes que o exército rebelde usava na época.

 

Em Campo Grande as ações ocorrem simultaneamente em dois locais. No CTG Farroupilha, primeiro CTG fundado fora do Rio Grande do Sul, em 1962, a programação foi iniciada na manhã desta terça-feira (14), com a solenidade de abertura, amanhã (15), será realizado um Workshop de danças com os professores Teddy e Dayane, e na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), ocorrem as tertúlias musicais às 20h. A programação encerra no sábado (18), com o Baile do Grupo Uirapuru. 

 

Divulgação/CTG Farroupilha

Semana Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Campo Grande

Márcio Albrecht

Patrão do CTG Farroupilha, Márcio Albrecht destaca as expectativas para o evento. “Diante do da retomada pós-pandemia a gente tá com a expectativa de um público não muito alta, até porque o pessoal tem receio ainda e a gente também não pode lotar o salão. Então baseado nisso nós estamos com expectativa de público de 100 a 150 pessoas, por conta dos Decretos Municipais. Mas em outros anos, eram em média 400/500 pessoas”, explicou.

 

Devido a medidas de restrições impostas pela pandemia, neste ano o CTG Farroupilha não irá oferecer o tradicional costelão, contudo serão disponibilizados jantares com pratos prontos, com galeto, arroz carreteiro e polenta, também haverá doces típicos do Sul como a Cuca.

 

Os ingressos são vendidos a R$ 20 para o dia e R$ 50 para todo o evento, comidas e bebidas serão vendidas separadamente. O CTG Farroupilha está localizado na Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, N° 930, Bairro Monte Castelo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 99125-6868 ou (67) 99983-5810. 

 

Divulgação/CTG Farroupilha

Semana Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Campo Grande

                                  Hasteamento das bandeiras

No CTG Tropeiros da Querência, as celebrações foram iniciadas no último domingo (12), com o acendimento da chama crioula a partir da centelha de fogo vindo do Rio Grande do Sul, seguida do hasteamento das bandeiras, missa crioula, tertúlia livre e churrasco, encerrando às 18h com o arriamento das bandeiras. Na próxima quarta-feira (15), o evento inicia às 8h com hasteamento das bandeiras e encerra às 20h30 com o jantar tertúlia livre. A programação encerra no dia 19 de setembro com diversas atrações ao longo de todo o dia. 

 

O centro cultural fica na Rua Miguel Sutil, 445, no Bairro Vilas Boas. Mais informações estão disponíveis nos telefones (67) 3022-1810.