Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 26 de Setembro de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 26 de Setembro de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

A importância do treino de braços na rotina de exercícios

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Benefícios incluem treinos mais produtivos, estética harmoniosa e bem-estar

iStock

ColunaMarcoEusébio

O treino de braços é de fundamental importância para a saúde do corpo como um todo, assim como é responsável por uma estética equilibrada e harmoniosa. Os braços são usados constantemente nas atividades diárias, como no lazer ou no trabalho; portanto, é indispensável dedicar exercícios específicos para um ganho de resultados positivos no cotidiano.

Frequentemente, algumas pessoas priorizam certos grupos musculares mais que outros, o que não é recomendado por profissionais. Negligenciar o treino de braços é um erro, pois pode facilitar o aparecimento de lesões quando estiver malhando outros membros. As mãos e os braços são utilizados em conjunto com os treinos de pernas e glúteos, por exemplo, para segurar os pesos em exercícios como agachamentos, afundos e levantamento terra. Para uma boa execução, os braços também devem ser trabalhados, para acompanhar o ritmo e a intensidade do movimento.

Além disso, quando se malha todos os membros do corpo, uma melhor postura e maior simetria corporal é facilmente obtida, prevenindo problemas de alinhamento, que são recorrentes em pessoas que ignoram esse cuidado. O treino de braços, quando feito regularmente, também está associado à diminuição de riscos como bursite e tendinite, e ainda facilita atividades rotineiras como carregar compras, mover móveis e levantar objetos pesados.

Quando se trata da estética, os braços são expostos e destacados nas mais variadas roupas, principalmente no verão. Além de músculos bem definidos serem visualmente bonitos, eles ainda garantem um bom caimento dos tecidos – muitas vezes, melhorando a autoestima.

Todo ganho também está associado a uma boa alimentação. Preferir a ingestão de alimentos saudáveis e a utilização de suplementos alimentares, com o acompanhamento de um nutricionista, pode permitir um maior ganho de massa muscular e também maior energia durante a prática de exercícios, acarretando em um melhor resultado.

Para obter braços torneados, evitando a flacidez, os tríceps devem receber uma atenção redobrada. Malhar os bíceps é importante; no entanto, os tríceps – que também são conhecidos como músculos posteriores – compõem a maior parte do braço, com até 2/3 de seu volume. Trabalhá-lo corretamente inclui conhecer os movimentos que o ativam, como os exercícios de empurrar peso, que também são utilizados quando se malha o peito e os ombros.

Uma boa saúde geral inclui uma rotina de treinos completos e eficazes, que tratam dos mais variados grupos musculares em conjunto, incluindo os exercícios de braços, trazendo bem-estar e prevenindo o risco de danos. É importante, sobretudo, receber a orientação de um profissional de educação física para elaborar um treinamento, com movimentos variados e alinhados a seus objetivos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS