Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 25 de Setembro de 2021, 15h:37

Expo da Consciência Negra: mostra pretende fazer viagem pela história da população afro-brasileira

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Mostra que será exibida em novembro faz parte de projeto de combate ao racismo

iStock

ColunaCultura

Como parte do projeto São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural, a Expo da Consciência Negra apresentará uma viagem, através da história da população afro-brasileira, abordando temas que vão da cultura até a economia.

Organizada pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e executada pela SPTuris, a mostra acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, no Anhembi. O plano é proporcionar uma experiência que revele aos visitantes os detalhes e a importância da trajetória da população negra, sua luta pela igualdade e seu papel na história do país.

Com estética baseada nos elementos clássicos do Carnaval brasileiro, a expo apresentará uma divisão de seções com diferentes temas. Elas serão: saúde, educação, mulher negra, cultura e empreendedorismo e tecnologia.

A intenção é abordar as diferentes esferas da sociedade onde a população negra fez e se faz presente, demonstrando sua importância e celebrando sua história. Nas palavras da secretária de Relações Internacionais e idealizadora do projeto, Marta Suplicy, "a expo quer resgatar a autoestima do negro, através desta exposição, que vai embarcar em várias alamedas, com vários temas, mostrando o que os negros fizeram no Brasil e mostrando muito da cultura negra".

Todo o projeto São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural trabalha na mesma sintonia, tendo como principal destaque os esforços para a capacitação de professores para que possam aplicar a lei que institui o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira nas escolas (Lei 10.639, de 2003). Por esse motivo, escolas da rede municipal terão um dia reservado para o passeio. A proposta, segundo a secretária, se concentra em combater o racismo desde o momento em que a criança está formando suas primeiras percepções do mundo.

Além da Expo da Consciência Negra, a cidade de São Paulo ainda conta com muitas outras mostras e exposições, que colocam em pauta temas relacionados à população afro-brasileira, dando protagonismo a ela.

Enciclopédia Negra
Baseada no livro homônimo, escrito pelos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e pelo artista Jaime Laurino, a mostra apresenta uma coleção de retratos dos biografados na obra, que conta com mais de 550 personalidades negras e 416 verbetes individuais e coletivos. As obras, feitas especialmente para a mostra, foram doadas e farão parte da coleção da Pinacoteca.

Ocupação Sueli Carneiro
Com mais de 140 peças, que vão de fotografias e textos autorais, a mostra gira em torno da filósofa, escritora e ativista antirracismo Sueli Carneiro. Ela vai até 31 de outubro na Avenida Paulista, 149, e nela pode-se encontrar detalhes da vida da autora, que englobam suas influências, sua trajetória – do encontro com o Candomblé até o desenvolvimento do seu pensamento – e sua importância na luta contra o racismo e a favor do feminismo e das mulheres negras.

Museu Afro Brasil
Localizado no Pavilhão Padre Manoel de Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, o museu, que dedicou toda sua trajetória ao universo cultural afro-brasileiro, concentra mais de sete mil obras de autores brasileiros e estrangeiros. As mostras variam entre permanentes e temporárias, e abordam a perspectiva afro-brasileira da formação da história, cultura e identidade do país.

Todas as exposições são e serão altamente acessíveis ao público, e até mesmo quem vem de fora de SP pode aproveitar para apreciá-las, podendo pagar os ingressos com cartão de crédito e outros recursos comuns. Não é necessário ser paulistano para aproveitar todas as atividades culturais que a cidade tem a oferecer.