Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021, 17h:05

Mato Grosso do Sul tem probabilidade de chuvas intensas durante final de semana

A previsão para o próximos dias é chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento

Marina Romualdo
Capital News

Divulgação/Portal MS

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas em MS

Previsão indica chuvas para todo MS

 

Chuvas intensas que atingiram o Mato Grosso do Sul nos dias 07 a 11 de Outubro, ocorreram devido a passagem de perturbações na atmosfera (cavados), aliado ao fluxo de umidade associado ao jato de baixos níveis que favoreceu o tempo instável.

 

Desta forma, as chuvas intensas e as tempestades foram acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além disso, foram observados acúmulos de chuva (mm) nos pluviômetros do CEMADEN. 

 

Tabela: Chuva Acumulada (mm) entre os dias 07 e 11 de outubro nos pluviômetros do CEMADEN.

Dados do Cemaden

Mato Grosso do Sul tem probabilidade de chuvas intensas durante final de semana

Mato Grosso do Sul tem probabilidade de chuvas intensas durante final de semana

 

A previsão para os próximos dias é de tempo instável, com pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de temporais isolados. Nesta quinta-feira (14), há probabilidade para pancadas de chuvas.

 

Porém, a intensidade da chuva será moderada a forte e as tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (40-70Km/h) e eventual queda de granizo nas regiões sudoeste, leste, pantaneira e porção sul da região devido ao avanço de um cavado (área alongada de baixa pressão) de onda curta em médios níveis, aliado ao transporte de calor e umidade.

 

Entre a sexta-feira (15) e o sábado (16), segue a probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-90Km/h) e eventual queda de granizo devido a passagem de perturbações atmosféricas (cavados), aliado ao avanço de uma frente fria oceânica e ao transporte de umidade nas regiões sudoeste, centro-norte, leste e sul da região pantaneira. Na região oeste, não se descartam pancadas de chuva isoladas. 

 

Já no domingo (17) a probabilidade segue com pancadas de chuvas e tempestades isoladas nas regiões leste e central. Nas regiões pantaneira e sudoeste, tempo firme com variação de nebulosidade.