Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cultura Sábado, 23 de Outubro de 2021, 11:56 - A | A

Sábado, 23 de Outubro de 2021, 11h:56 - A | A

Coluna Cultura

Halloween: leituras necessárias para os fãs de livros de terror no mês das bruxas

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Reunimos obras indispensáveis para quem quer entrar no clima do dia mais macabro do ano

iStock

ColunaCultura

O tema que nunca sai de moda fica ainda mais em alta no mês de outubro. O Dia das Bruxas, data celebrada em vários países, tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente pela popularização dos livros e filmes sobre o tema. Desde clássicos até produções mais novas, a temática tem fãs assíduos, que não abrem mão de uma boa história. Pensando nisso, reunimos títulos indispensáveis para quem quer entrar no clima do dia 31 e conhecer mais sobre o melhor de terror e suspense.

Começamos por Stephen King, o autor de histórias que marcaram gerações e até hoje são aclamadas e tidas como clássicos. Grande parte de suas obras foi, inclusive, adaptada para cinema e teatro. Dentre elas, podemos citar O Iluminado, que conta a história de Jack Torrance e sua família, que se mudaram para o hotel Overlook, onde Jack foi admitido como zelador, porém não sabe que o local guarda segredos que tendem a mudar drasticamente suas vidas. Essa história foi continuada em Doutor Sono, que conta a história do filho de Jack, Danny, e sua vida após incidentes do livro anterior.

Outra obra de King que se tornou um clássico do cinema foi It, a Coisa. Tanto o livro, quanto os filmes (versão original e remake), agradaram a todos os fãs da história da pequena cidade de Derry e seus segredos, que assombraram a todos 30 anos antes e que obrigaram um grupo a voltar à cidade, com o objetivo de resolver algumas situações, porém, para isso, precisam ficar frente a frente com seus traumas passados.

Shirley Jackson, autora de A assombração da Casa da Colina, também merece estar entre os melhores. A história dos acontecimentos que se passaram dentro de uma casa mal assombrada entre duas colinas foi adaptada e transformada em uma série. Produzida pela Netflix, a obra, lançada em 1959, promete ao espectador tensão e muito medo.

Para fechar a lista, nada mais justo do que citar Edgar Allan Poe, pai de inúmeras obras que foram criadas a partir de seus medos e traumas passados. A coletânea Histórias Extraordinárias é indispensável para quem gosta de contos e histórias bem construídas e, claro, não quer deixar de prestigiar um dos maiores nomes do gênero. Outra indispensável é O Silêncio dos Inocentes, que também foi adaptado em filme – e, inclusive, muito aclamado pela crítica.

Além dos livros clássicos, vale a busca por mais autores, inclusive mais novos, que também têm revolucionado as obras, tanto cinematográficas, quanto literárias. Para quem curtiu nossas dicas, agora é só decorar sua casa com itens fantasmagóricos e promover um clube da leitura, ou uma maratona de filmes! A dica para os que desejam adaptar a decoração é inserir itens temáticos e juntá-los a elementos mais clássicos, a fim de trazer referência às casas mal assombradas que vimos nos filmes. Uma boa ideia é espalhar flores pelo ambiente, como buquês de lírios, por exemplo, que harmonizam bem e podem dar um toque chique, sem fazer com que seu evento perca a originalidade e atenda à proposta da Halloween Night!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS