Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Esporte Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021, 17:31 - A | A

Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021, 17h:31 - A | A

Volta dos Torcedores

Torcida visitante volta aos estádios e aos poucos a normalidade se impõe

Da Redação
Capital News

Divulgação/CBF

Torcida visitante volta aos estádios e aos poucos a normalidade se impõe

Em breve será possível ver os estádios brasileiros cheios novamente

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) através de um comunicado em 19/10/2021 atualizou o "Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios". 

 

Ela autorizou a partir da 28º rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol o acesso aos torcedores de equipes visitantes aos estádios nacionais nos jogos do Brasileirão.

 

O Campeonato nacional está caminhando para seu final, com ainda muita emoção reservada. Se por um lado o título parece estar reservado para o Atlético MG, ainda há dúvidas sobre quem irá cair e quem irá conquistar vagas nas competições continentais. Veja aqui as maiores probabilidades na reta decisiva do Brasileirão.

 

A volta das torcidas em geral aos estádios é realmente animadora, não só para os torcedores que há muito estavam impedidos de torcer presencialmente por suas equipes devido à pandemia, como também para as torcidas de equipes visitantes que agora podem contribuir e apoiar seus times quando jogam fora de casa.

 

A liberação do público nos estádios, que ainda tem restrições, embora em alguns estados já esteja permitida para 50% da lotação, é de se imaginar que em breve todos os estádios e arenas poderão contar com toda a sua capacidade disponível.

 

Contudo existem condicionantes a serem seguidos. As normas sanitárias e de prevenção contra a Covid-19 deverão ser cumpridas. A entrada é permitida para aqueles que já tenham tomado as duas doses da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca ou a dose única da vacina da Janssen.

 

No caso dos que tenham tomado apenas a primeira dose, será preciso apresentar o teste com antígeno até 24 horas antes da partida e PCR em até 48 horas.

 

Os clubes mandantes ficaram responsáveis e devem exigir dos torcedores o comprovante de vacinação. Agora em relação aos torcedores visitantes, a CBF determinou que deverá ser feito o cálculo de acordo com a capacidade permitida em cada estádio ou arena. 


Na Europa estamos próximos da “normalidade”
Podemos observar que na Europa em geral o público já está presente em 100% nas arenas,
isso devido ao alto número de cidadãos vacinados.

Na Espanha, no final deste mês de outubro, a volta da torcida estará totalmente liberada, sendo que as únicas exceções que existiam eram a Catalunha e o País Basco, que ainda não tinham liberado mais de 60%. Contudo, desde a semana passada isso ocorreu e agora também acabou liberando na totalidade.

A Premier League da Inglaterra não só tem liberada em 100% a presença dos torcedores como também não obriga nem mesmo o uso das máscaras ou a obrigação de manter um metro de distância de segurança. A prática já é comum, com a Eurocopa reunindo enormes públicos em Wembley ainda em julho.


A França também tem 100% liberado, se bem que com bem mais restrições que as praticadas pelos britânicos.

Outro importante liga, a Bundesliga da Alemanha, permite 100% da capacidade dos seus estádios, entretanto segue regras bem rígidas e especificas sendo que os torcedores deverão estar enquadrados nos seguintes requisitos: categoria 2G (vacinados e recuperados), categoria 3G (vacinados, recuperados e com algum teste negativo) e finalmente a categoria 3G + (vacinados, recuperados e portadores de teste PCR negativo).

Portugal, com mais de 80% das pessoas totalmente vacinadas está livre de qualquer restrição em relação ao número de torcedores nos estádios.

De qualquer maneira é necessária a utilização de máscaras e obrigado a apresentação de Certificado Digital da União Europeia ou apresentar um teste negativo de Covid.

Lucas Merçon/Fluminense FC

Fluminense Flamengo

Nome do jogo, John Kennedy marcou duas vezes e foi comemorar com o torcedor tricolor

 

Por aqui teve reclamação
Apesar dessa abertura geral e liberação das torcidas na Europa, nem mesmo isso parece ter convencido o Internacional de Porto Alegre a liberar a torcida visitante no Beira-Rio para o jogo contra o Corinthians.

 

A preocupação de seus dirigentes não era com nenhum problema sanitário, mas sim, não consideram justo neste momento de restrição diminuir o número de torcedores colorados para poder dispor desses ingressos aos visitantes. Apesar dos protestos generalizados sua diretoria foi obrigada a vender os ingressos a que os torcedores do Corinthians tinham direito.

Já no Maracanã, no clássico Fla-Flu, tivemos o primeiro jogo com duas torcidas no estádio mais famoso do Brasil. A torcida do Fluminense saiu mais feliz com a vitória por 3 a 1.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS