Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022, 18:35 - A | A

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022, 18h:35 - A | A

Levantamento

Casos de feminicídios reduzem 83,3% em Campo Grande

Em 2021 a maioria dos casos foram registrados nos municípios localizados na linha e faixa de fronteira

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de lei Maria da Penha

Levantamento foi realizado pela Sejusp

Campo Grande registrou queda nos números de feminicídios, segundo os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e mostram que o total de vítimas, principalmente de seus companheiros, passou de 12 em 2020 para 2 em 2021.

 

Ainda segundo o levantamento em nível de estado, os casos de feminicídios também tiveram redução de -12,8%. No ano passado o total de vítimas foi de 34, contra os 39 contabilizados em 2020. Em 2021 a maioria dos casos, 20 no total, foram registrados nos municípios localizados na linha e faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

 

“São várias instituições, poderes, órgãos e entidades que se apoiam uma na outra para prestar toda essa assistência à mulher. Em razão desse fortalecimento da rede, as informações chegam mais rápido, coesas e eficazes às mulheres, que se sentem empoderadas e fortalecidas. Uma vez vítimas da violência doméstica, elas procuram as delegacias, registram ocorrências e pedem medidas protetivas, que evitam sim o agravamento de condutas anteriores dos agressores”, afirma a  titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, delegada Elaine Benicasa. 

 

Homicídios 

Os dados da Sejusp mostram ainda que em Campo Grande houveram quedas também outros crimes contra a vida. Os roubos seguidos de morte, por exemplo, caíram -57,1%, os homicídios -9,7% e os homicídios culposos no trânsito em -10%. Os dados globais do Estado apontam quedas também nos roubos seguidos de morte, sendo de -28,6% na faixa de fronteira e de -35,3% nos números absolutos do estado, que englobam todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS