Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 15 de Maio de 2022, 12h:23

Peru cultiva mais de 3 mil tipos de batata; saiba os benefícios desse alimento

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Esse tubérculo faz parte da tradição da culinária local

iStock

ColunaBem-Estar

Mulher Qíchua segura batata Chuño

Quem gosta de comer batata nas refeições nem imagina quantos tipos desse tubérculo podem ser encontrados no Peru. O país sul-americano cultiva mais de 3 mil tipos de batata. Esse é um dos alimentos mais importantes do país, e está inserido na cultura gastronômica local.


O cultivo da batata é um processo bem antigo, que vem desde a época dos Incas. É um tubérculo rico em carboidratos e proteínas, além de conter vitaminas e minerais. Há todo tipo de batata no Peru. Elas vão desde uma tonalidade mais clara até as negras. As batatas do Peru apresentam diversos formatos. É possível encontrar uma grande variedade nos mercados locais.


A papa blanca, por exemplo, é mais utilizada para fazer batatas fritas. Já a papa amarilla é bastante usada em purês. São também diversos pratos típicos peruanos que levam batata, como Papa a la Huancaína, Pastel de Papa e Papa Rellena. É possível encontrar diversas receitas online.


As batatas também contêm uma boa dose de vitaminas A, B e C. Também é fonte de vitamina K, além de conter uma grande quantidade de água e sais. A vitamina A tem ação antioxidante e anti-inflamatória entre os seus benefícios. Já a vitamina B é importante para o bom funcionamento dos glóbulos vermelhos. A vitamina C, por sua vez, reforça a imunidade.


Além da batata, o milho também faz sucesso no Peru. A tradição do país leva adiante uma série de pratos saborosos e nutritivos, como o conhecido ceviche. A Pachamanca também é bastante procurada por turistas, sendo um cozido de carne com legumes.


Cada país desenvolveu seus próprios hábitos alimentares, baseados em sua cultura. A disponibilidade de alimentos em cada região guiou o desenvolvimento de receitas específicas. É interessante conhecer os pratos e as tradições locais através do alimento, que também conta uma história.


Dá também para encontrar diversos restaurantes peruanos no Brasil que servem pratos típicos, incluindo os com batatas. É uma boa forma de variar a alimentação e ainda conhecer sabores típicos peruanos. A gastronomia pode proporcionar uma viagem ao país, nem que seja através das papilas gustativas.


Quem quer ingerir bons nutrientes, sem precisar combinar alimentos, pode também utilizar a maca peruana premium. Esse suplemento alimentar contém, assim como as batatas, carboidratos, vitaminas A e C, além de zinco. É importante consultar profissionais de saúde para uma orientação adequada de como inserir esse tipo de suplemento na rotina diária.