Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 05 de Junho de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 05 de Junho de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Uma alimentação balanceada pode beneficiar o animal de estimação

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Como manter uma alimentação saudável para o seu pet, evitando problemas de saúde no futuro

iStock

ColunaBem-Estar

Para os amantes de pets, ter gatos, cachorros e passarinhos é um ato de amor. Mas escolher ter um animal de estimação requer muitos cuidados, vacinas, vermifugação, antipulgas e carrapatos, banhos, exames de rotina e medicamentos, além de manter uma alimentação balanceada para ter uma boa saúde dos animais. Os bichinhos muitas vezes demoram a dar sinais de quaisquer doenças, e quando demonstram, normalmente já estão com a doença avançada.


Por isso, os cuidados devem ser redobrados com eles desde o nascimento dos animais, e a alimentação é um dos fatores que mais importam durante a vida do animalzinho. As dicas para ter sucesso durante esta caminhada é primeiramente escolher um profissional especializado na área para recomendar o melhor para o pet. Desde exames até alimentação, como é o caso de um nutricionista especializado em animais, endocrinologistas, entre outros especialistas com foco em pets.


Eles orientarão os tutores da melhor maneira para manter a saúde do pet em dia, mas quando se trata de alimentação balanceada, é possível começar em casa no ato da compra da ração, por exemplo. Escolher a ração ideal para o pet, com uma marca de confiança para a espécie dele, que contenha vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo e dos ossos, mas principalmente se atentar no momento de dar a ele a quantidade ideal recomendada, para que o satisfaça e não tenha problemas com sobrepeso.


Há quem prefira optar por uma alimentação à base de ingredientes naturais, preparando e cozinhando legumes, vegetais e proteínas para os animais, mas é importante que este método seja acompanhado de um especialista, para que o pet tenha a ingestão adequada dos nutrientes necessários para o seu corpo.


Os petiscos podem ser feitos em casa também, mantendo uma alimentação saudável, mas existem boas opções no mercado que são saudáveis e que podem ser oferecidas ao pet. Mas reforçando que deve ter uma quantidade ideal diária para que ele não tenha problemas no futuro.


Portanto, a ração para cachorro deve ser escolhida de acordo com as necessidades do animal, como porte, nutrientes e proteínas; em casos específicos, como o cão que tenha uma doença renal, ou problemas de sobrepeso, existem boas opções no mercado que auxiliam na ingestão ideal para o pet.


Ao escolher ter um animalzinho em casa, deve-se tomar todos os cuidados necessários para que ele cresça e se desenvolva da melhor forma possível, mas com o ingrediente principal: o amor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS