Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 12 de Junho de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 12 de Junho de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Viagens

Acre: o destino esquecido que vale a pena visitar

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

A natureza e a cultura local impressionam os turistas que viajam para esse estado brasileiro

iStock

ColunaViagens

O Acre é muitas vezes deixado de lado como destino na hora de programar as férias. No entanto, esse estado brasileiro, localizado na região Norte, que faz divisa com Peru e Bolívia, oferece passeios interessantes tanto para vivenciar a natureza como para explorar a cultura local.


Antes de programar a viagem, é importante saber que o fuso horário do Acre é diferente do de Brasília – está duas horas atrás. Assim que chegar ao estado, é preciso atrasar o relógio para que não perca o horário das atrações locais. Mesmo dentro do Brasil, é possível viver em horários diferentes.


Rio Branco, sua capital, conta com locais de interesse para se conhecer a cidade. O Palácio Rio Branco tem entrada gratuita e é inspirado nas construções europeias. É possível visitar sua exposição histórica. Do lado de trás do palácio, tem o Memorial dos Autonomistas.


O Calçadão da Gameleira faz parte de um bairro histórico com casarões. Já o Novo Mercado Velho conta com petiscos e bebidas, além do artesanato local. Lá, também é possível comprar produtos e remédios naturais tradicionais feitos com ingredientes da floresta. A Praça da Revolução, o Parque Capitão Ciríaco e o Museu da Borracha também valem a visita.


Já para experienciar a natureza e a floresta é possível conhecer algumas tribos indígenas que permitem visitações turísticas. Também dá para fazer trilhas guiadas na floresta. É importante ter um guia experiente que possa liderar o trajeto com segurança.


Existem também passeios pelo Rio Croa em que se aprecia a fauna e a flora locais. Os passeios de barco levam a áreas de natureza exuberante, em meio às águas escuras desse rio. Também é possível fazer uma parada em um dos restaurantes por lá.


O Parque Nacional da Serra do Divisor é um lugar de grande biodiversidade. Lá, existem belas cachoeiras e algumas cavernas. Ele fica localizado na fronteira com o Peru, e populações indígenas habitam o parque. Há também mirantes, onde se pode ter uma vista ampla do parque.


A viagem de balão é outra alternativa para ver a floresta de cima. O passeio parte do Sítio Arqueológico Jacó Sá. A aventura pelos ares faz com que se aviste não somente as árvores, mas até alguns animais nelas, como macacos, mesmo que de bem longe.


Para quem se empolgou em visitar o Acre, é possível encontrar passagens aéreas baratas para esse estado. Como o Acre fica na divisa com o Peru e a Bolívia, muitos aproveitam a viagem para também explorar esses países. Dá também para combinar uma viagem para outros estados que ficam na região Norte do Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS