Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Internacional Segunda-feira, 11 de Março de 2013, 17:06 - A | A

Segunda-feira, 11 de Março de 2013, 17h:06 - A | A

Antes do Conclave, o juramento de sigilo

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O décimo e último encontro dos cardeais da Igreja Católica, conhecido como Congregação Geral dos Cardeais, foi realizado nesta segunda-feira (11) na Sala do Sínodo, no Vaticano. O encontro entre os cardeais aconteceu às vésperas do Conclave, que irá definir o novo papa da Igreja, e serviu para esclarecer como deverá ser feito o juramento de reserva, a promessa das pessoas que trabalharão no Conclave, prevista pela Constituição apostólica Universi Dominici gregis.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, o último encontro foi ocasião para dar aos jornalistas uma série de informações e de detalhes sobre o que acontecerá nos próximos dias, conforme publicou o site do Vaticano.

O encontro desta segunda-feira foi a décima reunião da Congregação. Ao todo, estavam presentes 152 cardeais. Na oportunidade, foram sorteados os n ovos membros da Congregação Particular. Esses nomes deverão ser alterados a cada três dias. Ainda de acordo com o Vaticano, os nomes sorteados hoje também permanecem na função durante o Conclave.

Os três sorteados foram o Cardeal Antonios Naguib, pela Ordem dos Bispos; Cardeal Marc Ouellet, pela Ordem dos Presbíteros, e o Cardeal Francesco Monterisi, pela Ordem dos Diáconos. Os três purpurados foram escolhidos por sorteio, não por eleição. Após três dias permanecendo na função, se fará o sorteio de outros três. Mas isso se o Conclave durar mais dias.

As expectativas em relação ao Santo Padre foi um dos temas mais abordados no último encontro. Mas o juramento daqueles que trabalharão no Conclave, previsto pela Constituição apostólica Universi Dominici gregis, n. 48 e seguintes, também entrou na pauta. O juramento dos escolhidos acontecerá na Capela Paulina, às 17h30, horário do Vaticano, e será presidido pelo Cardeal Camerlengo, uma espécie de Papa Interino que comanda a Igreja na ausência do Papa.

Juramento

Cerca de 90 pessoas irão participar do juramento. Esse é o número das pessoas que auxiliam os cardeais durante o Conclave. Uma das figuras fundamentais neste processo é o secretário do Colégio Cardinalício, que não é um purpurado, mas assiste os cardeais durante o Conclave. Essa função será desempenhada pelo Arcebispo Lorenzo Baldisseri. Outras funções de importância são as de Mestre das Cerimônias e de Cerimoniários; além destas, os religiosos e religiosas encarregados da sacristia do Conclave, a sacristia papal.

Ainda conforme publicação do Vaticano, também estarão na Casa Santa Marta, local onde os cardeais ficarão alojados, os religiosos para as confissões, médicos, enfermeiros, funcionários do refeitório e da limpeza, serviços técnicos, motoristas do microônibus, com o qual os cardeais se deslocam da Casa Santa Marta à residência apostólica, pessoal da Guarda Suíça e Gendarmaria, a força miltar.

Em suma, trata-se de toda uma série de pessoas que ajudam, colaboram no âmbito da Capela Sistina e Casa Santa Marta e, portanto, devem fazer o juramento de reserva, como previsto pela Constituição apostólica.

Nesta terça-feira (12) pela manhã, às 10h locais, será celebrada na Basílica de São Pedro a missa "pro eligendo Romano Pontifice". O presidente da celebração é o cardeal decano, Angelo Sodano. Na missa, concelebrarão todos os cardeais, não somente os eleitores. A homilia será feita em italiano.

No conclave passado a missa "pro eligendo Pontifice" durou 1 hora e 40 minutos, portanto, é presumível que a missa desta terça-feira não passe de duas horas. Não haverá bilhetes para a participação dos fiéis; a entrada será livre para todos que conseguirem chegar à Basílica Vaticana. A entrada para o Conclave é detalhadamente descrita no Ordo rituum conclavis.

No que se trata da eleição, amanhã, às 16h30, se terá a procissão dos cardeais da Capela Paulina até a Capela Sistina. Antes disso, os cardeais eleitores terão se transferido da Casa Santa Marta à Capela Paulina, onde será realizado o Conclave. Antes da procissão haverá uma oração comum.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS