Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Internacional Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 12:54 - A | A

Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 12h:54 - A | A

Início

Campanha de vacinação contra a Covid 19 começa na Índia

O país prioriza enfermeiras, médicos e outros trabalhadores da linha de frente no início da vacinação.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Portal do MS

SES está preparada para imunizar população tão logo Ministério da Saúde envie vacinas

O país prioriza enfermeiras, médicos e outros trabalhadores da linha de frente no início da vacinação.

 

Neste sábado (16), a Índia iniciou sua campanha de imunização para controlar a pandemia do novo coronavírus. O país vai priorizar enfermeiras, médicos e outros trabalhadores da linha de frente no início da vacinação.

 

Em uma videoconferência realizada pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com os profissionais de saúde e, com lágrimas nos olhos, deu o pontapé inicial ao plano de imunização indiano.

 

De acordo com Modi, “A doença separou as pessoas de suas famílias, manteve as mães longe de seus filhos, e aqueles que morreram da doença não conseguiram nem mesmo dar um último adeus para as suas famílias”, aponta.

 

Narendra Modi, de 70 anos, não disse se vai tomar a vacina, porém, afirmou que os políticos não seriam considerados prioridade no início da campanha de imunização.

 

Neste primeiro dia de campanha, a Índia pretende vacinar mais de 300 mil pessoas.

 

O país tem uma população de quase 1,4 bilhão de pessoas, sendo a Índia considerada o segundo país mais populoso do mundo, atrás apenas da China. O governo diz que não terá a vacina para obter imunidade coletiva.

 

Segundo o governo Indiano, os primeiros na fila da vacina serão os profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de combate à Covid. Sendo considerado neste grupo, cerca de 30 milhões de pessoas. Em seguida, serão imunizadas as pessoas da área de saneamento e segurança.

 

A primeira parte da campanha de vacinação pretende imunizar cerca de 270 milhões de pessoas com mais de 50 anos ou consideradas de alto risco devido a condições médicas pré-existentes.

 

A Índia também produz o imunizante da Universidade de Oxord em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, além da vacina da Bharat Biotech. No entanto, a população não poderá escolher qual imunizante tomar. A eficácia da Covaxin ainda é desconhecida. Já a vacina de Oxford tem 70% de eficácia, segundo pesquisadores.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS