Domingo, 19 de Maio de 2024



Internacional Segunda-feira, 04 de Maio de 2020, 17:56 - A | A

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020, 17h:56 - A | A

Coronavírus

Casos de covid-19 no mundo ultrapassam 3,5 milhões

Aumenta preocupação com subnotificações no mundo

Hélder Rafael
Capital News

Reuters

Casos de covid-19 no mundo ultrapassam 3,5 milhões

Casos de covid-19 no mundo ultrapassam 3,5 milhões

Os casos de coronavírus no mundo passaram de 3,5 milhões nesta segunda-feira (4), e as mortes se aproximaram de 250 mil, de acordo com uma contagem da agência de notícias Reuters. Os números levam especialistas a temer uma defasagem considerável de relatos, apesar de a taxa de mortes e casos novos estar desacelerando.

 

Países da América do Norte e da Europa, onde as taxas de crescimento da contaminação estão diminuindo, ainda respondem pela maioria das novas infecções relatadas nos últimos dias.

 

Mas a quantidade de casos está aumentando na América Latina, África e Rússia, e especialistas expressaram o receio de que os dados gerais estejam muito aquém do verdadeiro impacto da pandemia.

 

Globalmente, surgiram 74.779 casos novos nas últimas 24 horas, segundo uma contagem da Reuters que se baseia em dados oficiais de governos – o que eleva o total de casos para cerca de 3,52 milhões.

 

Outras gripes

Em comparação, a gripe sazonal anual provoca de 3 milhões a 5 milhões de casos de doenças graves, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas o número ainda fica bem abaixo do da gripe espanhola, que começou em 1918 e infectou cerca de 500 milhões de pessoas.

 

"A taxa de mortalidade também é dez vezes mais alta do que a da gripe em todas as faixas etárias", disse Peter Collignon, médico especialista em doenças infecciosas e microbiologista do Hospital de Canberra, na Austrália.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS