Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Internacional Sábado, 08 de Maio de 2021, 17:29 - A | A

Sábado, 08 de Maio de 2021, 17h:29 - A | A

Ciência

Destroços de foguete chinês podem cair na Terra

Especialistas esclarecem que o risco de atingir regiões habitadas é considerado baixo

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/STR/AFP

Destroços de foguete chinês podem cair na Terra

Lançamento do foguete

Um foguete chinês está retornando à Terra sem direção certa e seus destroços podem cair neste sábado (8), apesar do baixo risco, especialistas esclarecem que há possibilidades de partes do objeto espacial atingirem áreas habitadas. O foguete Long March 5B que integra o primeiro módulo da futura estação espacial chinesa, Tianhe, ou "Harmonia Celestial" em portugues, foi lançado no último dia 29 de abril na China.

 

Conforme informações do G1 nacional, a trajetória do foguete perdeu o controle devido a um erro de planejamento, os designers imaginam que o objeto se desintegraria naturalmente na atmosfera. Contudo a enorme massa do Long March 5B, entre 10 e 18 toneladas, impede que ele seja totalmente destruído. 

 

Astrônomo do Observatório Paris-PSL, Florent Delefie explicou que as partes mais leves do foguete provavelmente irão evaporar, mas devido seu tamanho algumas peças permanecerão inteiras.

 

Nicolas Brobrinsky, chefe do Departamento de Engenharia e Inovação da Agência Espacial Europeia (ESA), ressalta o que deveria ter sido feito para evitar o problema. "A China deveria ter previsto um retorno controlado com um retrofoguete, como os russos fizeram quando desorbitaram a estação Mir", explicou à Agence France-Presse (AFP) via G1.

 

Devido a altitude em que o objeto se encontra, algo em torno de 150 km a 250 km, é difícil prever onde ele cairá, visto que as camadas inferiores da atmosfera são mais vulneráveis às variações de densidade. De acordo com o G1, a preocupação dos cientistas é imprevisibilidade de quando o objeto espacial cairá na terra. Conforme Brobrinsky, a previsão divulgada na última sexta-feira (7), apontava que o foguete chegaria à Terra entre as 18h50 de sábado e 4h de domingo (horário de Brasília). Mesmo com as previsões as consequências da queda ainda gera preocupações.

 

De acordo com os especialistas, a única certeza é que o objeto está em uma órbita inclinada de 41 graus em relação ao equador da Terra, logo, só cairá  entre as latitudes 41 dos hemisférios Norte e Sul, que compreende grande parte da América Latina, sul da Europa e África.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS