Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Internacional Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2021, 19:15 - A | A

Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2021, 19h:15 - A | A

Descobrindo

Marte recebe mais três sondas espaciais

Sondas foram lançadas a cerca de sete meses, que equivale a distancia da terra ao planeta

Elaine Silva
Capital News

NASA / Joel Kowsky

Marte recebe mais três sondas espaciais

Sondas estão a sete meses no Espaço

Planeta Vermelho recebe mais três sondas espaciais terrestres. A primeira a chegar é a Hope (Esperança), dos Emirados Árabes Unidos, nesta terça-feira (09). Nesta quarta-feira (10), a chinesa Tianwen-1 (Astronomia 1) e, no dia 18, a norte-americana Perserverance (Perseverança).  As sondas foram lançadas há cerca de sete meses, período em que a distância entre a Terra e Marte era a menor nos próximos dois anos e, agora, o mês de fevereiro é finalmente o momento de colocá-las no local para onde foram programadas.

Cada sonda teve de percorrer uma longa etapa, cerca de 400 milhões de quilômetros entre os dois planetas, sem que as equipes saibam o desfecho de suas criações. Conforme a Agência Brasil, uma das fases mais críticas da missão é a de travar as sondas para que não cheguem demasiado depressa ao planeta, o que pode significar a automática destruição no solo vermelho.

As sondas - muitas já estão lá e outras não conseguiram sobreviver, desde os anos 60 - procuram desvendar o que se passou geologicamente no planeta e se ainda há presença de vida no subsolo. O sucesso das missões não pode ser garantido. Mais da metade das viagens de sondas a Marte falharam. Na verdade, apenas os Estados Unidos conseguiram aterrissar aparelhos, já por oito vezes desde 1976, e alguns com delicados ou pesadíssimos instrumentos, como é o caso dos veículos exploratórios Sojourner -1997, Spirit and Opportunity - 2004 e Curiosity - 2012.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS