Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Internacional Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 16:49 - A | A

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 16h:49 - A | A

Papa se comove durante despedida de fiéis

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Papa Bento XVI realizou nesta quarta-feira (27) a última Audiência Geral de seu pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano. Cerca de 150 mil fiéis acompanharam as palavras de despedidas do Santo Padre, que surpreendeu o mundo no último dia 11, quando anunciou que renunciaria ao Ministério Petrino nesta quinta-feira (28). “Estou realmente comovido e vejo a Igreja viva!”, disse Sua Santidade ao se deparar com a multidão.

Bento XVI chegou a bordo do papamóvel, saudando os fiéis de todos os setores do perímetro da Praça São Pedro. O automóvel parou por alguns instantes para pegar nos braços uma criança e beijá-la na cabeça.

O papa foi calorosamente aplaudido por todos os presentes quando subiu ao palco montado para a ocasião. O Pontífice agradeceu a Deus e “abraçou” a Igreja de todo o mundo, garantindo que tem consigo todos as pessoas em suas orações.

“Estou realmente comovido e vejo a Igreja viva!”, prosseguiu Bento XVI. Conforme noticiado pelo site do Vaticano, Bento XVI relembrou o dia 19 de abril, quando assumiu o Papado e dos quase oito anos em que ficou à frente da Igreja. O Pontífice disse que o Senhor sempre lhe esteve próximo e ele pode sentir cotidianamente sua presença:

“Foi um trecho do caminho da Igreja que teve instantes de alegria e de luz, mas também momentos difíceis; tempos de sol e brisas leves, em que a pesca foi abundante, e momentos em que as águas estiveram agitadas e o vento contrário. Mas eu sempre soube que naquele barco estava o Senhor e que o barco não era meu, nem de vocês, mas Dele, que não o deixa naufragar. É Ele que o conduz, certamente através também dos homens que escolhe, porque os quer. Esta foi e é uma certeza que nada pode ofuscar. E é por isso – completou Bento XVI – que hoje meu coração está pleno de graças a Deus, porque nunca fez faltar à Igreja e a mim o seu consolo, sua luz e seu amor”.

O Pontífice destacou também que “um Papa nunca está sozinho no timão do barco de Pedro, embora esta seja a sua primeira responsabilidade”. “Nunca me senti sozinho, com a alegria e o peso do ministério petrino. O Senhor colocou a meu lado muitas pessoas que com generosidade e amor a Deus e à Igreja, me ajudaram, estando perto de mim”. Bento XVI citou os cardeais, os colaboradores e todos os funcionários da Santa Sé; os irmãos bispos e a Igreja de Roma, da qual é bispo; e naturalmente todo o povo de Deus:

“Nas visitas pastorais, nos encontros, nas audiências, nas viagens, sempre senti muito carinho; mas eu também quis bem a todos, sem distinção. Sempre levei vocês, todos os dias, na oração, com o coração de pai” – disse, estendendo também seu agradecimento aos diplomatas que representam na Santa Sé “a grande família das Nações”, e aos jornalistas “que trabalham por uma boa comunicação e que desempenham um serviço importante”.

Na sequência dos agradecimentos, Bento XVI citou especialmente as pessoas que de todo o mundo lhe enviaram mensagens de amizade e orações, nas últimas semanas: “O Papa pertence a todos e muita gente se sente próximo a ele. Recebo cartas de Chefes de Estado, de líderes religiosos, mas também de pessoas simples, que querem enviar-me o seu afeto, que me escrevem como se escrevessem a um irmão, irmã, filho ou filha, com quem mantêm uma relação ‘familiar’ muito carinhosa. Viver a Igreja assim é razão de alegria nestes tempos em que tanto se fala de declínio”.

Depois de uma hora de Audiência, Bento XVI se despediu de todos e assegurou que acompanhará o caminho da Igreja com orações. Bento XVI fez resumos de sua catequese em português, francês, inglês, espanhol, alemão, árabe, polonês, croata, tcheco, romeno e eslovaco.

Pronunciamento em português

Antes Bento XVI pronunciar as palavras em português, ele foi saudado na nossa língua pelo Monsenhor Ferreira da Costa.

Depois, o Papa se dirigiu ao público dizendo: “amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica”.

 


Bento XVI resumiu em português o essencial desta sua alocução
by Jornal CapitalNews

 


Saudação aos peregrinos de língua portuguesa
by Jornal CapitalNews


Clique na imagem para acessar a galeria


Cerca de 150 mil pessoas acompanharam a despedida de Bento XVI
Fotos: L’Osservatore Romano e A Santa Sé

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS