Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2008, 10h:41 -
A
|
A
Presidenciável dos EUA defende uso do álcool de maconha
Ibest
O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Ron Paul, que concorre às prévias do Partido Republicano, defende que seu país utilize álcool derivado do cânhamo como combustível alternativo. A planta é uma variedade da Cannabis sativa, a maconha. A plantação de cânhamo é proibida nos EUA, assim como na maioria dos países do planeta.
Segundo Paul, o etanol da erva é mais “fácil e limpo” do que o álcool derivado do milho, bastante produzido nas lavouras norte-americanas. Apesar de parecer um corpo estranho em seu partido, conservador em relação às drogas, a postura de Paul é coerente com o ideário liberal e com a defesa dos direitos individuais.
O político, médico e congressista pelo estado do Texas, crê que “a proibição das drogas causa o crime” e prefere delegar às pessoas a responsabilidade de seus atos, sem prejuízo, obviamente, das pesadas penas de uma lei específica para as drogas e o seu consumo.
Paul já apresentou em duas ocasiões projeto que legalizaria a agricultura do cânhamo nos EUA, mas só encontrou apoio de rivais do Partido Democrata. Para ele, a mudança poderia ajudar “os agricultores estadunidenses e reduzir o déficit comercial, sem gastar um único dólar do contribuinte”.