Divulgação/Governo do Estado
Assoreamento do rio Taquari causou inundação permanente de mais de 1,3 milhão de hectares no Pantanal
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) Ricardo Eboli, estiveram reunidos na semana passada com os ministros Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Ricardo Salles (Meio Ambiente) para tratar da conversão dos recursos oriundos de multas por danos ambientais em ações de recuperação da rio Taquari. O encontro aconteceu em Brasília na última terça-feira (8).
Divulgação/Governo do Estado
Reunião com os ministros Tereza Cristina e Ricardo Sales aconteceu na última semana
A medida foi assinada no dia 7 de dezembro pelo então presidente da República, Michel Temer, e na prática, traduz o esforço de restaurar os recursos naturais destruídos na bacia do rio Taquari, que sofre com o seu assoreamento há pelo menos três décadas. O desastre ambiental inundou permanentemente mais de 1,3 milhão de hectares no Pantanal.
De acordo com a assessoria de comunicação do Semagro, o ministro Ricardo Salles disse durante a reunião que a normativa de conversão das multas ainda passará por revisão, mas entendeu a questão como prioritária em função do grande impacto ambiental, social e econômico que tem causado.
Ainda segundo a assessoria, na reunião foram apresentadas as principais medidas a serem adotadas, como o Programa de Ações para promover o desenvolvimento sustentável e efetivar a recuperação ambiental da bacia do Rio Taquari. “A ministra Tereza Cristina destacou a importância do projeto e disse que o Ministério da Agricultura também trabalhará num programa nacional de recuperação do solo”, disse Verruck.
O secretário destacou ainda uma importante ação que vem sendo desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), que abriu licitação para elaboração de estudos técnico, econômico e ambiental para sinalização de margem, balizamento e projeto de drenagem na hidrovia do Taquari. A licitação vai acontecer no dia 17 de janeiro.