Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Nacional Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019, 17:42 - A | A

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019, 17h:42 - A | A

Bilateral

Bolsonaro visita à Grande Muralha em Pequim

A China é o maior parceiro comercial do Brasil

Laryssa Maier
Capital News

Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro visita à Grande Muralha em Pequim

Na China, mais ministros brasileiros se juntaram à comitiva presidencial

Nesta quinta-feira (24) o presidente Jair Bolsonaro desembarcou, em Pequim, na China, o segundo país no giro presidencial pela Ásia e Oriente Médio. Em 2018, o fluxo de comércio com o país asiático alcançou a marca histórica de US$ 98,9 bilhões. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e também um dos principais fornecedores de investimento em áreas cruciais, como infraestrutura e energia, prioridades do governo. 

 

O primeiro compromisso de Bolsonaro foi uma visita à Grande Muralha da China. Em seguida, o presidente e os ministros se reuniram com empresários chineses em um evento organizado pelo presidente da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

 

Na China, mais ministros brasileiros se juntaram à comitiva presidencial, como a da Agricultura, Tereza Cristina, e o de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Segundo Agência Brasil, os dois já estavam no país em reuniões com autoridades e empresários para tratar de oportunidades e aprofundamento das relações comerciais.

 

Para Albuquerque, a abertura do mercado de gás no Brasil, por exemplo, deve atrair mais investimentos chineses. “No setor de mineração, há empresas chinesas fazendo investimento no Brasil, principalmente na área de fosfato e nióbio e também de petróleo e gás, com exploração tanto no off-shore quanto no on-shore, em terra e no mar. E acreditamos que agora, com a abertura do mercado de gás, a China terá uma importante participação, principalmente na infraestrutura nesse importante setor, para a reindustrialização do país”, disse, em vídeo divulgado nas redes sociais da Presidência.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS