REUTERS / direitos reservados
Estão sendo monitorados 14 casos suspeitos em território brasileiro
Brasil está em estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), após decreto internacional de emergência sanitária do coronavírus. A decisão do Ministério da Saúde ocorreu nesta terça-feira (4), mesmo sem casos confirmado do vírus no território brasileiro.
Uma das medidas tomadas é o envio de um Projeto de Lei para o Congresso Nacional, simplificando o processo de repatriação dos brasileiros em Wuhan, na China, que tiverem a intenção de retornar ao Brasil.
Porém, antes de embarcarem de Wuhan ao Brasil, os brasileiros devem passar por exames prévios para checagem das condições clínicas de viagem. Lá, o governo chinês colocou a cidade em quarentena, com bloqueios para entrar e sair. Ao retornarem, eles devem continuar em quarentena em solo brasileiro, com prazo de isolamento ainda indeterminado.
Ainda na segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou em coletiva de imprensa que pretende dar detalhes a respeito dos dados a respeito da doença. Até essa segunda, são monitorados 14 casos suspeitos de coronavírus em quatro estados do país.