Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 15 de Abril de 2020, 16:45 - A | A

Quarta-feira, 15 de Abril de 2020, 16h:45 - A | A

Gripe

Campanha vacina 90,66% dos idosos no Brasil

Segunda fase da vacinação começa nesta quinta-feira

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Vacina Três Lagoas

Vacina em Três Lagoas

A primeira fase da campanha de vacina, bateu 18,9 milhões de idosos (90,66%) em todo o Brasil. O número representa os dados até a última segunda-feira (13), conforme o Ministério da Saúde. A campanha foi iniciada no dia 23 de março, antecipando a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, como ação de enfrentamento à pandemia. 

 

Conforme os dados divulgados nessa primeira fase da campanha também foram vacinados 3,8 milhões (75,5% da meta) de trabalhadores da saúde. Para esta fase, o governo antecipou a vacinação dos povos indígenas, que seriam contemplados na terceira etapa, que começa em 9 de maio.

 

A medida foi necessária pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe dessa população. Conforme a Agência Brasil, assim como os motoristas e cobradores de transporte coletivo, que somam quase 700 mil profissionais no Brasil, e também serão vacinados a partir desta quinta-feira. 

 

Profissionais dessas três categorias devem buscar a vacina em qualquer serviço público de vacinação do país, independente do seu estado de residência, pois transitam em todo o Brasil. Com as alterações, os professores, que seriam contemplados nessa fase, passam a integrar o grupo prioritário da terceira etapa, tendo em vista que as aulas estão suspensas. Também integram o público da segunda fase, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população carcerária e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em unidades socioeducativas.

 

Em 2020, até o dia 6 de abril, foram registrados 853 casos de influenza (gripe) em todo o país, com 100 mortes. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, segundo o Ministério da Saúde, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS