Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 28 de Abril de 2021, 11:04 - A | A

Quarta-feira, 28 de Abril de 2021, 11h:04 - A | A

CPI da Covid

CPI da Covid: Presidente escapou da prisão por conta do foro privilegiado

Omar Aziz não foi preso por conta do foro privilegiado durante a operação federal

Elaine Silva
Capital News

Edilson Rodrigues/Agência Senado

CPI da Covid: Presidente escapou da prisão por conta do foro privilegiado

Randolfe Rodrigues, vice-presidente, Omar Aziz, presidente, e Renan Calheiros, relator da CPI

Presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM), foi alvo de investigação por desvio de recursos para a saúde. O senador na época governador do Amazonas, teve a esposa a deputada Nejmi Aziz, foi presa e três irmãos. Além das prisões, a polícia apreendeu carros e pediu o bloqueio de R$ 92,5 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos são suspeitos de receber vantagens indevidas na época que Aziz foi governador, entre 2010 e 2014. As investigações apontou que os pagamentos eram por meio de entregas de dinheiro ou por negócios simulados e superfaturados.

A Operação Vertex é um desdobramento da Operação Maus Caminhos, que investiga o desvio de verba da saúde pública do Amazonas. A 5ª fase da Maus Caminhos, a Vértex, foi deflagrada em 19 de julho de 2019. Ela revelou, de forma inequívoca, o envolvimento do ex-governador e senador Omar Aziz com as operações orquestradas por Moustafa. As investigações desta fase foram iniciadas a partir de inquérito instaurado em 2016, no Supremo Tribunal Federal (STF) e acompanhadas pela Procuradoria-Geral da República,  por se tratar de parlamentar com foro especial, razão pela qual ele não foi preso.

Outras investigações
Omar foi citado na Operação Saúva da PF, em 2006, por pressionar deputados da Assembleia Legislativa pela aprovação de uma emenda para garantir uma aposentadoria de aproximadamente R$ 20 mil. Segundo o site Amazonia Real, antes, como vice-governador do Amazonas em 2004, Omar Aziz foi inocentado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) de Exploração Sexual do Congresso com voto do então senador Arthur Virgílio (PSDB). Aziz foi acusado de coagir uma delegada e explorar uma menina.

CPI Covid-19 Senado:
Eleição do presidente da CPI da covid-19, aconteceu nesta terça-feira (27). Trabalhos serão comandados pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), que indicou Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria. O vice-presidente eleito é Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Aziz derrotou por oito votos a três o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi autor do requerimento que estendeu o foco de atuação da CPI para abranger a aplicação de recursos repassados pela União a estados e municípios. Conforme a Agência Senado, o presidente recém-empossado marcou para a próxima quinta-feira (28), às 9h, um novo encontro para aprovação do plano de trabalho, quando também já poderão ser analisados e votados os primeiros requerimentos. Entre eles, estão pedidos para oitiva do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos outros três que o antecederam na pasta: Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.  Omar Aziz já adiantou que Mandetta, ministro na época que a pandemia começou, deve ser o primeiro a ser ouvido, já na próxima terça-feira (4).

 

Comente esta notícia

Regina Sindlinger 21/05/2021

Presidente da CPI... Com este currículo.... Tem algum lugar no mundo que tem esse foro privilegiado?

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS