O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou que vai licitar trechos relevantes com o objetivo de diminuir gargalos logísticos que dificultam o escoamento da produção em diversas regiões. Entre as obras a serem licitadas estão a do Porto de Miritituba-PA; construção da BR-242/MT e de pontes sobre o Rio Xingu-PA, e na BR-163/PA. Além da construção do contorno rodoviário ao norte da cidade de Porto Velho-RO.
Cinco trechos de rodovias federais serão leiloados no primeiro semestre de 2015. São eles: BR-163, entre Sinop-MT e o Porto Miritituba-PA; BR-364, em dois trajetos que compreendem Rondonópolis-MT e Goiânia-GO, além da ligação entre Jataí-GO e o Triângulo Mineiro-MG.
Recentemente foram concluídos 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, ligando Palmas-TO a Anápolis-GO, que trouxe alívio para o agronegócio, e espera-se reduzir em até 30% o preço do frete, porém o novo trecho só deve ser usado a partir de 2015.
O governo também pretende investir na construção de novos portos, sendo 26 novos empreendimentos no valor de R$ 7,6 bilhões, além de outros R$ 2,3 bilhões para a expansão de terminais já em operação. São diversos projetos para melhorar a logística e infraestrutura do Brasil para o escoamento da produção, mas ainda não é o suficiente para suprir a necessidade do setor, sobretudo pelo crescimento anual.