Paciente de 61 anos é pode ser primeiro caso de coronavírus em terras Brasileira. Internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, já foram feitos exames preliminares que comprovam a doença.
Conforme o Ministério da Saúde, a instituição notificou caso suspeito de coronavírus (Covid-19) ainda neste Carnaval. No atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vítima esteve recentemente na Itália.
Mesmo com a confirmação nos exames preliminares, para se comprovar a presença do vírus, o hospital enviou amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, onde deve ser feita a contraprova.
A divulgação do resultado do exame final deve ser feita pelo Ministério da Saúde, assim que for finalizado. A recomendação é que a população tenha cautela a respeito de qualquer informação que não seja oficial, "uma vez que a investigação não está concluída”.
Paciente
Estando em viagem recente na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro, o paciente voltou para o São Paulo na última sexta-feira (21). Apresentando sintomas do vírus, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza, que são caracteristicos da doença. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, pontua a nota divulgada pelo ministério