A impressão é que a presidente Dilma Roussef foi transpassada por uma espada, e sua posição cabisbaixa ajuda a reforçar a ideia. A imagem, do fotógrafo Wilton de Sousa Júnior, da Agência Estado, ganhou grande repercussão nacional e internacional. E venceu, inclusive, o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, na categoria Fotografia.
A foto foi publicada no Jornal “O Estado de São Paulo” em 21 de agosto de 2011 e no dia 31 do mesmo mês na revista "Veja", escolheu como "imagem da semana". Wilton Júnior explicou à agência EFE, uma das organizadoras do evento que o objetivo da imagem era raduzir uma "imagem política muito forte".
A imagem foi capturada durante a cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no sul Fluminense. Alguns dias depois de Dilma ter perdido o quinto ministro em menos de oito meses de Governo, sendo quatro deles suspeitos de corrupção.
O valor da premiação da 26ª edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria de fotografia supera US$ 7,6 mil.