Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Nacional Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 18:42 - A | A

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 18h:42 - A | A

Estabilizado

Governador do Amazonas diz que o abastecimento de oxigênio foi “equilibrado”,

O ministro da Saúde afirmou que o problema de oxigênio está “equalizado”

Laryssa Mayer
Capital News

Divulgação/Marinha do Brasil

Governador do Amazonas diz que o abastecimento de oxigênio foi “equilibrado”,

O ministro da Saúde afirmou que o problema de oxigênio está “equalizado”

 

Nesta segunda-feira (18) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva que o problema de abastecimento no estado do Amazonas está “equalizado”. Ele e o governador do estado, Wilson Lima, falaram sobre o plano de ações para enfrentar o colapso no sistema de saúde local, especialmente na capital Manaus.

 

A partir de um pedido do PC do B e do PT, o magistrado estabeleceu que o governo federal teria até 48h para apresentar o plano e fornecer oxigênio e insumos ao estado. O plano foi elaborado em resposta a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandovski na sexta-feira (15). 

 

De acordo com a Agência Brasil, Pazuello informou que o plano foi submetido ao STF ontem (17) e que será disponibilizado na página do Ministério da Saúde. Apesar de afirmar que o abastecimento de oxigênio estaria normalizado, o titular do Ministério admitiu a situação grave do estado. “Toda a logística está impactada, não é só oxigênio. Equipes de saúde estão no seu limite. Hospitais estão no seu limite. Médicos estão no seu limite”, destacou.

 

O governador do Amazonas reforçou que o abastecimento de oxigênio foi “equilibrado”, mas acrescentou que o cenário pode piorar. Isso porque o mês de fevereiro é tradicionalmente quando há mais casos de síndromes gripais graves, tendo um clima e ambiente propícios para a disseminação de vírus gripais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS