Sábado, 04 de Maio de 2024


Nacional Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007, 17:13 - A | A

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007, 17h:13 - A | A

Governo reconhece três áreas indígenas

G1

O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou nesta quinta-feira (13) portarias para a demarcação de aldeias indígenas das etnias Kayabi, Potiguar e Ticuna, que ficam em Mato Grosso, na Paraíba e no Amazonas. A solenidade marcou a abertura do primeiro dia da reunião da Comissão Nacional de Políticas Indigenistas (CNPI), que ocorre até sexta-feira (14), em Brasília.


Segundo o ministro, as portarias representam um momento importante para a política indigenista no Brasil porque também contam com o apoio do Ministério Público e da Advocacia Geral da União. "Aquilo que estiver dentro da lei e que passar pelos trâmites regulares terá todo respaldo".

Emocionado, Antônio Pessoa Gomes, da etnia potiguar, falou sobre a permanência dos índios no território. "Desde a colonização temos lutado pelo nosso espaço. Enfrentamos empresas multinacionais, usinas com plantações de cana. Perdemos muitos índios nessa batalha. Essa portaria será um alívio para mais de 15 mil índios".

O chefe do movimento indígena na Amazônia, Jecinaldo Barbosa, pediu ao ministro mais participação na reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ao final da reunião, membros das tribos Kayabi, Potiguar e Ticuna entregaram cartas e manifestos a Tarso Genro.

Durante a reunião, foi discutida também a violência em aldeias indígenas de todo o país e a questão da mineração em terras indígenas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS