Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Nacional Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021, 15:54 - A | A

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021, 15h:54 - A | A

Aposentadoria

INSS divulga calendário de prova de vida

Suspensão do procedimento é por mais 60 dias

Laryssa Maier
Capital News

INSS divulga calendário de prova de vida

 

Suspensão do procedimento é por mais 60 dias 

 

Nesta sexta-feira (26) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que suspende até abril a obrigatoriedade de aposentados e pensionistas fazerem a prova de vida, com o calendário de retomada do procedimento.

 

A medida de suspensão da obrigatoriedade já havia sido anunciada pelo presidente do órgão, Leonardo Rolim, na terça-feira (23). O procedimento deve ser feito a cada ano para que o pagamento do benefício do INSS não seja bloqueado. Desde março de 2020, entretanto, os bloqueios foram suspensos em decorrência da pandemia de covid-19, que prejudicou a realização da prova de vida de modo presencial.

 

De acordo com a Agência Brasil, a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida vem sendo postergada sucessivas vezes. Desde agosto, o governo tem investido em um projeto piloto para que o procedimento possa ser feito de modo remoto, pelo celular. Uma nova etapa do projeto, lançada na terça (23), disponibilizou o serviço digital para mais de 5 milhões de beneficiários do INSS. 

 

Confira abaixo o cronograma de bloqueio do pagamento de benefícios do INSS para os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida:

Reprodução do site do Ministério da Economia

INSS divulga calendário de prova de vida  Suspensão do procedimento é por mais 60 dias   Nesta sexta-feira (26) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que suspende até abril a obrigatoriedade de

Tabela

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS