A 1ª Vara Federal do Distrito Federal concedeu liminar na sexta-feira (4) para suspende decreto de nomeação do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva. De acordo com a coluna “Painel”, do jornal Folha de S. Paulo, ação popular foi impetrada pelo deputado José Mendonça Bezerra Filho (DEM-PE).
Em sua decisão, a juíza Solange Ramos de Vasconcelos argumentou que o novo ministro deveria ser primeiramente desligado do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Determinou ainda que a presidente da república, Dilma Rousseff (PT), seja intimada da decisão.
Saiba mais
Gilmar Mendes será relator de pedido do PPS contra nomeação do ministro da Justiça
Dilma dá posse aos novos ministros da Justiça, da AGU e da CGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão, de acordo com o portal G1. Uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) proibiu que integrantes do MP assumissem outra função pública.
Na quarta-feira, o mesmo CNMP negou rejeitou pedido do PPS para impedir o ministro de tomar posse. Pela Constituição Federal, membros do Ministério Público não podem ocupar nenhum cargo além do magistério, mas há a possibilidade de trabalhar funções ligadas às questões judiciais.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo e do portal G1