Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Nacional Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021, 14:42 - A | A

Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021, 14h:42 - A | A

Salvo

Lobo-guará resgatado com sarna está se recuperando

Para evitar contaminação cruzada especialistas pedem que visitantes não levem animais domésticos ao Cerrado da UFSCar

Elaine Silva
Capital News

Parque Ecológico de São Carlos

Lobo-guará resgatado com sarna está se recuperando

Lobo-guará

 

Após ser encontrado com  pouco peso, machucado em sua pata dianteira e com sarna, um lobo-guará, está se recuperando para voltar ao seu habitat natural. Os especialistas pedem para que a comunidade não leve animais domésticos ao Cerrado da UFSCar para evitar a contaminação cruzada. Contato com animais domésticos apresenta diferentes riscos aos animais silvestres. Dentre os riscos está a transmissão de doenças como a sarna.

A recomendação do Diretor do Parque é para que animais domésticos não sejam levados ao Cerrado. "A predação de animais silvestres por domésticos é frequente", conta o biólogo e Diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani. Conforme a assessoria, além disso, a simples presença de animais domésticos em um ambiente natural pode ocasionar conflitos. "Os animais silvestres passam a buscar outros espaços sem a presença dos domésticos, ficando vulneráveis à captura, ao atropelamento ou à separação de filhotes de suas mães", relata o Diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani.

Lobo-guará
O animal foi resgatado no dia 23 de dezembro de 2020. O lobo vem sendo alimentado, medicado e está em observação no Parque Ecológico. "O objetivo é a soltura, ao seu habitat natural, assim que estiver recuperado", explica o biólogo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS