Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024


Nacional Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 17:44 - A | A

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 17h:44 - A | A

Campo Grande

Operação “LUMENS” prende comerciante por furto de energia em Campo Grande

Polícia Civil e Energisa identificam irregularidades e reforçam combate ao “gato” em 27 pontos da capital

Fernanda Oliveira
Capital News

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Energisa, realizou a operação "LUMENS" com foco na repressão ao furto de energia elétrica. Durante a primeira fase da operação, uma mulher de 47 anos, dona de um mercado em Campo Grande, foi presa em flagrante após ser detectada irregularidade no padrão de energia de seu estabelecimento. A ação envolveu 13 policiais e 11 equipes da Energisa, que inspecionaram 27 locais.

Divulgação/PCMS

Operação “LUMENS” prende comerciante por furto de energia em Campo Grande

..

O delegado Reginaldo Salomão, da DECON, destacou que o furto de energia prejudica tanto a rede elétrica quanto os consumidores, além de colocar vidas em risco. A operação visa reduzir o impacto econômico e os riscos associados a essa prática, mais conhecida como "gato". Segundo Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa, o combate a essas fraudes é essencial para garantir a qualidade do fornecimento de energia e a segurança da população.

As fraudes energéticas, de acordo com a ANEEL, representam uma perda significativa no país, chegando a mais de 31,5 mil gigawatts, afetando diretamente a qualidade do serviço prestado e o custo para os demais consumidores. A segunda fase da operação deve ocorrer ainda este ano.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS